quinta-feira, 7 de março de 2019

PRF divulga balanço da Operação Carnaval

  • A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, às 24 horas, desta quarta-feira de Cinzas (6), a Operação Carnaval realizada nas rodovias federais que cortam a Bahia. Segundo a PRF, houve uma redução de 31% no número de acidentes totais, em relação ao ano passado.

    Em 2018, foram 75, contra 52, este ano, que resultaram em três mortes. Destes 52, 13 foram acidentes graves, quando resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente.

    Do total de acidentes registrados, 60 pessoas ficaram feridas, número que representa uma redução de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, e redução de 50% com relação ao total de mortes; em 2018, foram seis pessoas que vieram a óbito nas estradas federais baianas.

    Iniciada na última sexta-feira (1º), a PRF focou sua fiscalização, principalmente, no combate a condutas como: excesso de velocidade, embriaguez ao volante e as ultrapassagens proibidas.

    O uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também fizeram parte das ações fiscalizatórias das equipes da PRF. 

     

     

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

    Zuckerberg anuncia integração de mensagens entre WhatsApp, Messenger e Instagram Direct

    Foto: Arun Sankar | AFPFoto: Arun Sankar | AFP
    Por Aline Reis 

    07/03/2019 - 15:00 


    A mudança, sem data para acontecer, fortalecerá interações privadas, criptografia, interoperabilidade e armazenamento seguro.
    Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, anunciou ontem (6) que as mensagens do Messenger, do WhatsApp e do Instagram serão integradas em um canal de comunicações "focado em privacidade". De acordo com o texto publicado na rede social, a empresa permitirá que usuários enviem mensagens para seus contatos usando qualquer um dos serviços do Facebook. A interoperabilidade será estendida também ao SMS, muito utilizado nos EUA. Segundo Zuckerberg, o usuário poderá manter as contas separadas se desejar. "Acredito que uma plataforma de comunicações com foco em privacidade se tornará mais importante do que as plataformas abertas de hoje". A mudança, sem data para acontecer, fortalecerá interações privadas, criptografia, interoperabilidade e armazenamento seguro. Sobre o último ponto, Zuckerberg diz o Facebook não guardará dados confidenciais de usuários em países que atacam direitos como privacidade e liberdade de expressão. O anúncio desta quarta surge um ano após o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica, consultoria contratada pela equipe de Donald Trump que direcionou propaganda política a pessoas que não autorizaram o uso de suas informações a um aplicativo na rede social.

  • Começa hoje prazo para eleitor faltoso evitar cancelamento do título

    Foto: Marcello Casal Jr | Agência BrasilFoto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil
    Por Aline Reis 

    07/03/2019 - 13:30 


    Para somar as três faltas, são contados também os turnos de votação
    O prazo para quem não votou nem justificou a falta em pelo menos três votações seguidas regularizar sua situação começa nesta quinta-feira (7). Para isso, é preciso pagar as multas referentes às ausências, bem como comparecer a um Cartório Eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência. Para somar as três faltas, são contados também os turnos de votação. Também são contadas as eleições suplementares, convocadas quando o pleito oficial é anulado devido a irregularidades. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 2,6 milhões de pessoas podem ter o título cancelado caso não resolvam a situação. Os nomes dos faltosos começaram a ser divulgados em 20 de fevereiro e podem ser consultados nos cartórios eleitorais de todo o país. O prazo para a regularização vai até 6 de maio.

  • Laudo aponta que agressor de Bolsonaro sofre de doença mental

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Lara Curcino 

    07/03/2019 - 13:00 


    Segundo o documento, Adélio Bispo não pode ser punido criminalmente
    Um laudo produzido por peritos indicados pela Justiça Federal aponta que Adélio Bispo de Oliveira, homem que tentou matar o presidente Jair Bolsonaro (PSL), sofre de uma doença mental. O documento, entregue à Justiça no mês passado, conclui que Adélio não pode ser punido criminalmente pela facada cometida no dia 6 de setembro do ano passado. As informações foram obtidas pela TV Globo. A denúncia contra Adélio por prática de atentado pessoal por inconformismo político já foi aceita pela Justiça Federal, que tornou réu o agressor. O caso, no entanto, ainda não foi julgado e ele está preso provisoriamente desde o dia do crime.

  • Líderes do Congresso avaliam que Bolsonaro mina a própria credibilidade, diz coluna

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues 

    07/03/2019 - 12:30 


    Reações dos líderes de partidos de centro e centro-direita à publicação de vídeo obsceno ficaram entre a incredulidade e o deboche, segundo a coluna Painel, da Folha
    Após o presidente Jair Bolsonaro publicar um vídeo obsceno e escatológico no Twitter, integrantes da cúpula do Congresso avaliam que o chefe do Executivo nacional está, aos poucos, minando a credibilidade que tem para liderar mudanças estruturais. As reações dos líderes de partidos de centro e centro-direita à ação ficaram entre a incredulidade e o deboche, segundo a coluna Painel, da Folha. Aliados de Bolsonaro dizem que ele reconheceu que a postagem “não foi oportuna”.

  • Juíza decreta nova prisão preventiva de operador de propina do PSDB

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Alexandre Galvão 

    07/03/2019 - 12:00 


    O ex-dirigente acumula agora duas ordens de prisão, pois já está custodiado desde 19 de fevereiro por ordem da juíza Gabriela Hardt, da 13.ª Vara Federal de Curitiba
    Apontado como operador de propina do PSDB, Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, tebe nova prisão preventiva decretada pela juíza Maria Isabel do Prado, da 5.ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Ontem ele foi condenado a 145 anos e oito meses de prisão. O ex-dirigente acumula agora duas ordens de prisão, pois já está custodiado desde 19 de fevereiro por ordem da juíza Gabriela Hardt, da 13.ª Vara Federal de Curitiba, no âmbito da Lava Jato do Paraná, por suspeita de lavagem de dinheiro. “Em virtude de fatos supervenientes, nego o direito ao réu Paulo Vieira de Souza de recorrer em liberdade ou nas condições de recolhimento domiciliar que lhe havia sido concedida por ordem liminar, em 25 de setembro de 2018, pela E. 2.ª Turma do Supremo Tribunal Federal no Habeas Corpus nº 156.600, e decreto a prisão preventiva”, ordenou a juíza, na sentença de 1.133 páginas, segundo o Estadão.

  • Ex-candidato a vereador em Riacho de Santana é preso acusado de violência doméstica

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    07/03/2019 - 11:00 


    Após uma mulher divulgar um pedido de socorro nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, o candidato a vereador nas eleições municipais de 2016, Elisvam Moreira das Neves, de 37 anos, foi preso na quarta-feira (06), em Riacho de Santana, acusado de violência doméstica. De acordo com informações da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (38ª CIPM) ele teria agredido a ex-companheira e familiares dela. Na denúncia através das redes sociais, a mulher relata as agressões e o descumprimento de medidas protetivas por parte do ex-companheiro. Elisvam está preso à disposição da justiça.

  • STJ decide que consumidor tem 10 anos para pedir a devolução por cobranças indevidas de telefonia

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Kamille Martinho 

    07/03/2019 - 10:00 


    Nos embargos, uma operadora argumentou que havia divergência em decisões da Corte
    A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que consumidores que se sentiram lesados por repetição de cobrança indevida de serviços de telefonia têm 10 anos para ajuizar uma ação contra a operadora. Nos embargos, uma operadora argumentou que havia divergência em decisões da Corte. Foram citados acórdãos das Turmas de Direito Privado que estabeleceram o prazo prescricional de três anos, com base na aplicação do artigo 206, parágrafo 3º, do Código Civil, ao passo que os julgamentos das Turmas de Direito Público fixavam o prazo de dez anos com apoio na regra geral. Para o relator do recurso na Corte Especial, ministro Og Fernandes, a questão de repetição de indébito por serviços cobrados que não foram contratados não diz respeito a enriquecimento sem causa, o que poderia justificar a aplicação do prazo trienal. Na visão do relator, acompanhada pela maioria dos ministros, a interpretação do prazo estabelecido no artigo 206, parágrafo 3º, deve ser restritiva para os casos subsidiários de ação destinada a recuperar o que foi obtido à custa do prejudicado.

  • Governador da Bahia depõe como testemunha na Operação Zelotes

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Aline Reis 

    07/03/2019 - 09:58 


    No processo, Lula responde por lavagem de dinheiro e tráfico de influência
    O governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA) depõe nesta quinta (7) como testemunha no processo da Operação Zelotes. Nele, Lula responde por lavagem de dinheiro e tráfico de influência. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. A ação penal investiga se Lula, ao editar uma medida provisória (MP) em 2009, recebeu propina para favorecer empresas do setor automobilístico. A MP prorrogou os benefícios fiscais concedidos a montadoras de veículos localizadas nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

  • Começa prazo para participar da lista de espera do ProUni

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Alexandre Galvão 

    07/03/2019 - 09:00 


    A lista de espera vale apenas para os cursos indicados na hora da inscrição. Cada participante pôde escolher até duas opções
    Começa hoje (7) o prazo para participar da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Aqueles que se inscreveram no programa, mas ainda não garantiram uma bolsa de estudos nas instituições particulares de ensino, podem manifestar interesse, na página do programa, até amanhã (8). A lista de espera vale apenas para os cursos indicados na hora da inscrição. Cada participante pôde escolher até duas opções. Podem participar da lista de espera, apenas para a primeira opção de curso, aqueles estudantes que não foram selecionados nem na primeira, nem na segunda chamada regular do programa. Aqueles que foram selecionados na segunda opção, mas cuja turma não foi formada, podem também se inscrever apenas para a primeira opção de curso. Podem participar da lista de espera para a segunda opção de curso apenas aqueles cuja turma da primeira opção não foi formada, independentemente de terem sido selecionados nas chamadas regulares. A relação dos candidatos participantes da lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições no dia 11 de março. Todos os candidatos da lista de espera terão que comparecer às respectivas instituições de ensino nas quais estão pleiteando uma vaga, para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição. O prazo para que isso seja feito é de 12 a 13 de março.

  • Guanambi: Homem invade residência da ex companheira com pedaço de pau e acaba preso

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    07/03/2019 - 08:45 


    Acusado de tentativa de homicídio contra a ex-companheira, Zaqueu Pereira de Souza foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi na tarde de quarta – feira (06). De acordo com informações da polícia, Zaqueu invadiu a residência da ex – companheira portando um tronco de madeira e tentou contra a vida da mulher e a filha, uma menor de idade. As vítimas acionaram a guarnição através do CICOM – Centro Integrado de Comunicação, que agiu rápido e prendeu o suspeito.

  • Mais uma motocicleta é furtada em Guanambi, desta vez, no Bairro Santo Antônio

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/03/2019 - 08:30 


    A motocicleta Honda/CG, 125 Today, cor preta, placa policial BMY-2564 foi furtada quando estava estacionada em frente a residência do proprietário, localizada na Rua Hermes da Fonseca, Bairro Santo Antônio. Conforme registrado na Delegacia Territorial de Guanambi, o furto ocorreu durante a tarde de quarta - feira (06), por volta das 14h. A Polícia Civil investiga o caso.

  • Adolescente é vítima de roubo no Bairro Santo Antônio em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/03/2019 - 08:00 


    Uma adolescente foi vítima de roubo por volta das 21h de terça – feira (05) na Avenida Deolinda Martins, Bairro Santo Antônio, em Guanambi, quando estava na companhia do namorado. Conforme registrado na Delegacia Territorial local, ambos foram abordados por dois indivíduos que estavam a bordo de uma motocicleta, Honda/NRX, Bros 160, cor vermelha com a carenagem branca. Eles apontaram uma arma de fogo contra as cabeças das vítimas e subtraíram o aparelho celular da marca Samsung, modelo Galaxy J8 de cor preta. Em seguida, tomaram rumo ignorado. As vítimas informaram que os assaltantes eram baixos, sendo um branco e outro moreno. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Guanambi. A Polícia Civil investiga o caso.

  • Ciclista de 60 anos morre após ser atropelado por caçamba em Caetité

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste BahiaFoto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Oliveira 

    07/03/2019 - 07:00 


    Um ciclista de 60 anos morreu atropelado por uma caçamba, na Avenida Luís Bento, Bairro Pedro Cruz, em Caetité, na tarde desta quarta-feira (06). O acidente ocorreu por volta das 15h30. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, Nilton Edson da Silva, teve o tórax esmagado e morreu no local do acidente. O idoso e a caçamba seguiam no mesmo sentido da pista quando o ciclista se desequilibrou e caiu debaixo da caçamba. Segundo a Polícia Militar, o condutor da caçamba, que permaneceu no local do acidente, estava muito abalado, porém conseguiu fornecer informações à polícia. Ele não teve a identidade revelada. Após a perícia, o homem foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e formalizar o ocorrido. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi estiveram no local para fazer a perícia do atropelamento e remover o corpo do idoso.

  • Sorteio da Mega-Sena pode pagar R$ 80 milhões nesta quarta-feira

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Aline Reis 

    06/03/2019 - 12:07 


    As apostas podem ser feitas até as 19h desta quarta em qualquer lotérica do país ou pela internet
    Um folião sortudo tem a chance de esquecer rapidamente a tristeza pelo fim do Carnaval nesta quarta-feira (7) de cinzas. A Mega-Sena pode pegar um prêmio de R$ 80 milhões nesta quarta-feira (6) em sorteio marcado para acontecer às 20h na cidade de Itupeva, em São Paulo. O prêmio vai para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.131 da Mega-Sena. As apostas podem ser feitas até as 19h desta quarta em qualquer lotérica do país ou pela internet.

  • Com Bolsonaro, Presidência eleva em 16% gasto com cartão corporativo

    Foto: Valter Campanato | Agência BrasilFoto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Por Aline Reis 

    06/03/2019 - 10:18 


    Despesas nos dois primeiros meses do governo Bolsonaro chegam a R$ 1,1 mi; resultado contraria proposta feita por ministro da Casa Civil
    Os gastos com cartões corporativos da Presidência da República nos dois primeiros meses do governo Jair Bolsonaro aumentaram 16% em relação à média dos últimos quatro anos, já considerada a inflação no período. Apesar de ter seu fim defendido durante a transição, a nova gestão não só manteve o uso dos cartões como foi responsável por uma fatura de R$ 1,1 milhão. Os valores foram divulgados apenas na semana passada, com atraso, após o Estado questionar a Controladoria-Geral da União (CGU). Mesmo assim, a descrição da maioria dos pagamentos é sigilosa. Nem mesmo a data em que a despesa foi feita é divulgada. O argumento é que "informar os gastos do presidente pode colocar em risco a sua segurança". A extinção dos cartões corporativos foi defendida pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante a transição de governo. No entanto, ao todo, 1.846 servidores estão registrados para usar os cartões corporativo - do total gasto R$ 5,3 milhões, apenas 1,4% (R$ 15,5 mil) está detalhado. A Secretaria de Comunicação não explicou as razões para o aumento nos gastos nem se o governo pretende mudar a política de sigilo dos pagamentos. Neste caso, quando considerados todos os órgãos do governo, houve uma economia de 28% em relação à média dos últimos quatro anos. As despesas de fevereiro, porém, ainda não estão integralmente listadas. Um projeto em discussão no Senado prevê a divulgação completa das despesas. O autor da proposta é o ex-senador e atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). No texto, porém, foi incluída uma brecha para que o sigilo seja mantido em casos que “puderem colocar em risco a segurança do presidente”. Nesse caso, a divulgação se daria ao término do mandato.

Nenhum comentário: