terça-feira, 26 de março de 2019

Governo decreta situação de emergência em Caetité e outras 145 cidades baianas por conta da estiagem

  • Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia



    Com a medida, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para adotar medidas de resposta
    O governo estadual decretou situação de emergência em 146 municípios baianos, por conta da estiagem que atinge as localidades. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia nesta terça-feira (26) e tem validade de 180 dias. Com a medida, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades. Entre as cidades beneficiadas, estão Caetité, Brumado, Ibiassucê, Igaporã, Botuporã, Lagoa Real, Bom Jesus da Lapa, Tanque Novo, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Macaúbas, Mortugaba, Paramirim, Pindaí, Rio do Antônio, Brotas de Macaúbas, Caturama, Dom Basílio, Érico Cardoso e Serra do Ramalho. Confira a lista completa no D.O.Por Juliana Almirante 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • Mulher é atropelada ao passar por faixa de pedestres no centro de Guanambi

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    26/03/2019 - 11:30 

    A senhora Celina Rodrigues Soares foi atropelada por um veículo modelo Fiat Palio, na manhã desta terça-feira (26), quando atravessava uma faixa de pedestres situada na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Guanambi. O condutor do veículo alega que o sinal para pedestres estava fechado e a senhora provavelmente atravessou distraída, resultando no atropelamento. A vítima foi socorrida e encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Hospital Regional de Guanambi, apresentando escoriações pelo corpo e fratura na perna direita. Ela passará por intervenção cirúrgica.

  • Carinhanha: mulher passa mal e morre após cirurgia; secretário de saúde descarta erro médico

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    26/03/2019 - 10:21 

    Uma mulher identificada como Onília Anízia Fernandes Bispo, 48 anos de idade, moradora no Bairro Alto da Colina, veio a óbito na última sexta-feira (22), após realização de Histerectomia (retirada de útero) no Hospital Maria Pereira Costa (Dona Quinha), no município de Carinhanha.  De acordo com informações de Bonny Silva, a cirurgia foi realizada na quinta-feira (21) e menos de vinte quatro horas depois do procedimento passou mal quando foi ao banheiro, caiu e em seguida faleceu. As especulações acerca de possível erro médico e suposta falta de especialização foram afastadas pelo Secretário de Saúde do município Alvacir da Cruz Brito. Por telefone, o secretário assegurou que a cirurgia foi conduzida pelo cirurgião Luís Fernando, médico da cidade de Manga-MG e que o procedimento foi bem sucedido. “A paciente teve uma síncope (desmaio) quando foi ao banheiro, caiu e morreu. A morte da paciente foi dentro do período pós-operatório, mas não uma complicação da cirurgia”, garantiu o secretário. O esposo da falecida, Joaquim do Gás, contou que Onília estava bem de saúde, trabalhava bastante e apresentou apenas uma alergia na última semana. “Mas ela tinha esse mioma e queria muito fazer a operação. O sangramento tinha até diminuído, aí eles ligaram para ela ir fazer e ela foi”, informa. Indagado sobre a possibilidade de investigar se houve erro médico, foi taxativo: “Não quero mexer, não! Ela não vai voltar mais!”.  Onília era mãe de quatro filhos.

  • Guanambi: Balcão de Empregos oferece vaga para Secretária

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    26/03/2019 - 09:00 

    Um programa da Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria de Indústria e Comércio, oferece vagas na seguinte área: Secretaria – 1 vaga para sexo feminino, carga horária de 07h30 às 17h30, com remuneração salário mínimo base.  Pré-requisitos – Experiência como secretária, 2° grau completo, conhecimento Word/Excel. Os interessados devem levar currículo atualizado até sexta-feira (29), às 12h no Balcão de Empregos, localizada na Praça Jacinto Lobo no Centro de Guanambi ou através do e-mail:[email protected]

  • Homem morre em confronto com a Caesg em Aracatu; vasto material do tráfico de drogas foi apreendido

    Foto: Divulgação | Cipe SudoesteFoto: Divulgação | Cipe Sudoeste
    26/03/2019 - 08:00 

    Em atividade no município de Aracatu, a guarnição Cipe Sudoeste (Caesg), por volta das 22h de segunda-feira (26), recebeu denúncia anônima de que um indivíduo de prenome “Diego” estaria traficando drogas e andando armado no Bairro Santa Rita. Naquele bairro, nas proximidades da Travessa Francisco José da Silva, foi avistado um grupo de indivíduos ao qual foi dado voz de abordagem, momento em que a guarnição foi surpreendida por disparos de arma de fogo. Houve revide a injusta agressão, ao tempo em que foi feito acompanhamento do agressor, que por sua vez adentrou à residência em que morava.  De acordo com informações da polícia, ao fazer o cerco à tal residência, foi ouvido uma voz feminina que dizia: “Pegue a outra arma, pegue a outra arma”. Dando seguimento ao fato, a guarnição fez o adentramento tático à residência, quando novamente, foi surpreendida por disparos de arma de fogo, novamente foi revidado a injusta agressão e, após cessar os disparos, foi constatado que o agressor se tratava de Debson Batista Santos, vulgo: “Diego”. Após buscas na residência, foi encontrado um tablete e várias buchas de substância análogas à maconha, embalagens para acondicionamento e comercialização de drogas, balança de precisão e próximo ao indivíduo uma arma de calibre 32, arma esta que foi utilizada em desfavor dos policiais.  O indivíduo foi socorrido ainda com vida no Hospital Municipal Felinto Silveira Maia, porém, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Todo o material apreendido foi apresentado na sede da 20ª Coorpin em Brumado.

  • Polícia Militar recupera motocicleta que foi furtada em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    26/03/2019 - 08:00 

    A motocicleta Honda Fan 125 de cor preta, placa NTD-5687, furtada no último domingo (24), em Guanambi, foi recuperada na noite desta segunda-feira (25) por agentes do 17° Batalhão de Polícia Militar.  De acordo informações da polícia, a motocicleta foi localizada em um matagal, próximo ao distrito de Ceraíma. O veículo havia sido furtado enquanto estava estacionado em frente à casa da proprietária, no Bairro Morada Nova. A moto foi levada a delegacia da cidade, para aplicação das medidas necessárias.

  • Centrão articula votar Previdência de Temer

    Foto: Alan Santos | PRFoto: Alan Santos | PR
    Por Alexandre Galvão 

    26/03/2019 - 07:00 

    Desde a semana passada, integrantes de partidos que estão descontentes com o tratamento de Bolsonaro ao Congresso começaram a considerar ignorar a proposta do ministro Paulo Guedes
    Líderes do Centrão no Congresso articulam boicotar a reforma da Previdência cunhada pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a Folha, a ideia é discutir a possibilidade de desenterrar a reforma da Previdência do governo Michel Temer (MDB) e votá-la como afronta ao Planalto. Desde a semana passada, integrantes de partidos que apoiam mudanças nas regras das aposentadorias mas que estão descontentes com o tratamento de Bolsonaro ao Congresso começaram a considerar ignorar a proposta do ministro Paulo Guedes (Economia). Deputados e presidentes de partidos ouvidos pela Folha disseram que a ideia surgiu em conversas informais. Inicialmente, fizeram a avaliação de que o texto de Temer era menos duro, mais palatável e com projeções de economia mais factíveis e transparentes. Relator da matéria de Temer, o deputado Artur Maia (DEM) negou a intenção em entrevista à Rádio Metrópole.

  • Espetáculo Sertão apresenta-se dias 05 e 06 de abril em Caetité

    Foto: Ton SchubberFoto: Ton Schubber
    26/03/2019 - 07:00 

    Além do espetáculo, grupo irá ministrar no dia 04 e 05 de abril a oficina Teatro Documentário: nem tudo é ficção
    A Outra Companhia de Teatro está circulando pelo interior da Bahia com Sertão, através do projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia, aprovado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia de 2016. Nos próximos dias 05 e 06 de abril, às 20h, a obra será apresentado no pátio interno da Casa Anísio Teixeira, em Caetité, às 19h, com ingressos a preços populares, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
    Nos dias 04 e 05 de abril, das 14h às 17h, o município receberá a oficina Teatro Documentário: nem tudo é ficção, ministrada pelo ator e diretor artístico d’A Outra, Luiz Antônio Sena Jr. O Cine Teatro Anísio Teixeira será o espaço onde ocorrerá a oficina, que é gratuita. O objetivo desta circulação é fazer um intercâmbio com os artistas e grupos de teatro destas cidades. Com dramaturgia e direção de Luiz Antônio Sena Jr., Sertão traz para cena o mítico e a realidade atual desta faixa de terra majoritariamente nordestina. O ontem e o hoje se confundem e se distanciam em um sertão contemporâneo “contaminado” de referências metropolitanas e globalizadas, ressignificadas, mas sertanejas.
    Foto: Ton SchubberFoto: Ton Schubber
    A fragmentada história vai se construindo num ambiente de quintal de casa, de terreiro de vó, de festa junina, assim como campo de guerra, zona atravessada pelo tráfico, terra de sangue ferrado e violência instituída, com suas alegrias e tensões que fazem do sertanejo, antes de tudo um forte, parafraseando Euclides da Cunha. As manifestações populares e a musicalidade desta região costuram a dramaturgia do espetáculo, que tem como diretor musical o integrante d’A Outra Roquildes Júnior. As músicas de Sertão são composições que pertencem ao cancioneiro popular sertanejo e a literatura que evoca a região. “Partimos do imaginário coletivo e sertanejo para escolher as canções que permeiam a peça. Algumas composições autorais surgiram no processo, escritas por mim em parceria com os atores, mas totalmente ligadas ao que ocorre nas cenas, seguindo uma linha brechtiana”, explica Roquildes Júnior, que além de diretor musical está como ator no espetáculo. O ator e bailarino Anderson Danttas assume a direção de corpo e movimento do espetáculo, inspirando-se nas vivências do corpo calejado do povo sertanejo, buscando o pedaço de sertão que está nos poros, dobras e pulsos de cada ator/atriz. A energia da montagem é de uma boa festa de boiadeiro/caboclo/cavaleiro e suas microhistórias atravessadas pelo sincretismo religioso dando direcionamento aos corpos na cena.
    Foto: Ton SchubberFoto: Ton Schubber
    Em Sertão, além dos integrantes d’A Outra Companhia – Roquildes Júnior, Luiz Antônio Sena Jr, Anderson Danttas, Eddy Veríssimo, Luiz Buranga e Israel Barreto -, o grupo convida as intérpretes Taís Grecco e Elisângela Cajé. Todos se revezam em personagens, tocam, dançam e cantam, além de mover a estrutura cenográfica e executar funções de operação de som e luz - ressaltando a multiplicidade característica dos trabalhos coletivos e recentes do grupo. Documentário: A oficina Teatro Documentário - nem tudo é ficção, que já foi ministrada em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e algumas baianas, como Barreiras, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Salvador, tem como base os princípios de viewpoints, técnicas de improvisação e interação com o público.  “Vamos trabalhar com o teatro documentário, nossa poética de criação, em que o universo do real e da ficção acabam sendo tensionados, borrando seus limites”, explica Luiz Antônio Sena Jr., diretor artístico d’A Outra Companhia e responsável por ministrar a oficinas. Para além de mostrar a poética do grupo, a oficina servirá como pesquisa para a dramaturgia do novo espetáculo d’A Outra Companhia de Teatro, que estreará em 2019, como resultado final do projeto ENXERGUE! ! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia. “Queremos saber como eles se mantêm, como as relações são construídas, como surgem as obras, etc.. Queremos explorar as ideias de coletividade, resistência, criatividade, afetividade e a busca desses artistas por um profissionalismo, mesmo sem ter tantas ferramentas e possibilidades”, finaliza Luiz Antônio Sena Jr.. Ficha Técnica: Direção geral e artística: Luiz Antônio Sena Jr.; Produção executiva: Anderson Dantas e Roquildes Júnior; Produção local: Nando Dias;  Assistência de Produção: Eddy Veríssimo; Coordenação técnica: Luiz Buranga; Assistência Técnica: Israel Barretto; Assessoria de Imprensa: Theatre Comunicação; Design Gráfico: Diego Moreno.

  • Lanche dos candidatos será revistado no Enem 2019

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    26/03/2019 - 07:00 

    De acordo com edital divulgado ontem (25), exame terá outras mudanças, como espaço para cálculos e rascunho da redação
    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 terá mudanças significativas em relação às edições anteriores, segundo o edital divulgado ontem (25). Além do aumento no valor da inscrição, que passou de R$ 82 para R$ 85, nesta edição os lanches dos candidatos serão revistados. O estudante também poderá incluir uma foto no momento da inscrição. O aluno ainda vai ter um espaço com linhas para rascunho da redação e um espaço para cálculos no final do caderno de questões. Pessoas com deficiência auditiva poderão indicar, no momento da inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. A prova do Enem acontece nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.

  • MPF vai recorrer da decisão que soltou ex-presidente Temer

    Foto: Cesar Itiberê | PRFoto: Cesar Itiberê | PR
    Por Kamille Martinho 

    25/03/2019 - 22:00 

    "A expectativa é recorrer para que os Habeas Corpus (HCs) sejam julgados pela 1ª Turma", diz nota emitida pelo órgão
    O Ministério Público informou hoje (25) que vai recorrer da decisão que determinou a soltura do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Moreira Franco e de outras seis pessoas. "A expectativa é recorrer para que os Habeas Corpus (HCs) sejam julgados pela 1ª Turma. A decisão de quando pautar os HCs cabe ao presidente da Turma", diz nota emitida pelo órgão.

  • Reforma pode gerar economia de R$ 300 bi em 20 anos para prefeituras

    Foto: Felipe Costa | FNPFoto: Felipe Costa | FNP
    Por Juliana Rodrigues 

    25/03/2019 - 21:00 

    Segundo o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, resultado dependeria do atendimento de cinco demandas da entidade
    A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) estima que a aprovação da reforma da Previdência pode gerar economia de quase R$ 300 bilhões ao longo de 20 anos para os municípios que têm regime próprio de Previdência. A projeção foi feita pelo presidente da entidade e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, durante a 75ª Reunião Geral da FNP. "Se for aprovada a reforma, em quatro anos ela gerará economia de R$ 32 bilhões para os 35 maiores municípios e de R$ 156 bilhões em dez anos, de R$ 297 bilhões em 20 anos", previu o presidente da FNP. No entanto, o resultado dependeria do atendimento de cinco demandas feitas pela entidade. São elas: a cobrança efetiva daqueles que devem à Previdência; a vigência imediata da reforma para os municípios; um regime próprio para empréstimos consignados; o não-pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); e maior velocidade para as compensações provenientes do governo federal para municípios.

  • Caetité: “grupo de dr. Ricardo” lança três pré candidatos visando eleições municipais

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Willian Silva 

    25/03/2019 - 18:21 

    O evento, que marcou o lançamento dos três nomes, ocorreu no último sábado (23) em um espaço de festas da cidade. 
    Durante entrevista concedida ao radialista Silvano Silva na manhã desta segunda-feira (25), Fabiane Públio, Júlio Ladeia e Custódio Brito informaram que os seus nomes estão lançados como pré candidatos a prefeito de Caetité para as eleições que ocorrerão em 2020. O evento, que marcou o lançamento dos três nomes, ocorreu no último sábado (23) em um espaço de festas da cidade. Na sua fala ao radialista, Fabiane confirmou e disponibilizou o seu nome como pré candidata para as próximas eleições municipais. “Por entender que Caetité merece mais, por entender, como doutor Ricardo deixou afirmado que a luta continuava e que a luta continua, eu disponibilizo o meu nome junto com o de Julão e o de doutor Custódio Brito, como pré candidata a prefeita de Caetité”. Públio ainda disse que Caetité está passando por dificuldades que, segundo ela, em alguns momentos “até que a gente entende por questão de verba. Mas também a gente faz uma comparação de tudo em que se foi feito (sic) durante os oito anos do governo de doutor Ricardo, que ele só usava recursos próprios do município e hoje com o que se recebe no município, de outros lugares. Entendo que é feito pouco, muito pouco pela nossa Caetité.” O vereador da oposição, Júlio “Julão” Ladeia. “Muitos perguntam porque duas famílias. Porque a família Ladeia sempre foi luta contra os desmandos, contra a prepotência. César Ladeia, Zé Ladeia e doutor Ricardo chegou para coroar esse auge. Chegaram pessoas do nível intelectual que César Ladeia não tinha. Tinha bondade, tinha o caráter, mas não tinha essa abertura de conhecimento das letras e da ciência política e vieram pessoas, junto com Ricardo, e entendeu, que toda vez que doutor Éder faz o seu pronunciamento ele explica porque ele também somou a luta dos Ladeias contra o que acontece em Caetité e o que continua acontecendo. Nós não queremos uma Caetité pior para melhor não. Nós queremos uma Caetité melhor para transformarmos ela numa Caetité de excelência, que era a intenção e o propósito de Ricardo Ladeia, o nosso grande líder”. Ladeia ainda alfinetou a gestão do prefeito Aldo Gondim. Ele comparou as receitas que a prefeitura de Caetité recebia entre 2001 a 2008 com as receitas no período de 2009 até 2019 e disparou. “Se você comparar o que entrou de dinheiro na ‘prefeitura’ de Ricardo Ladeia e o que ele fez, nós não precisamos ficar aqui degladiando (sic). É só mostrar os fatos. É pegar a transformação de Caetité que Ricardo fez e o que tá sendo feito em Caetité. Mesmo por que vocês vêem(...), o povo todo dia e toda hora tá aqui pedindo apoio de saúde, de educação, de estrada, de desmando nas ruas, então isso é visível. Mas o importante aqui é falar que me disponibilizo como pré candidato.” Ouça abaixo a íntegra da entrevista:

  • Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    25/03/2019 - 16:30 

    A senhora Anésia Rodrigues Soares Santos, natural de Caetité, moradora da Fazenda Quixaba, região de Morrinhos, zona rural de Guanambi, cometeu suicídio por enforcamento na casa onde residia com familiares. O fato ocorreu por volta das 12h30 deste segunda-feira (25). De acordo com informações obtidas pela reportagem do Sudoeste Bahia, ela fazia uso de medicamentos controlados, pois sofria com problemas psicológicos. Anésia foi encontrada pela família pendurada por uma corda ao caibro de sua residência. O Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Guanambi.

  • Desembargador manda soltar Temer e Moreira Franco

    Foto: Antônio Cruz | Agência BrasilFoto: Antônio Cruz | Agência Brasil
    Por Matheus Simoni 

    25/03/2019 - 15:00 

    Eles estavam presos preventivamente após decisão do juiz federal Marcelo Bretas, após desdobramento da Operação Lava Jato
    O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) determinou a soltura do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco, que haviam sido presos na semana passada. Eles estavam presos preventivamente após decisão do juiz federal Marcelo Bretas, após desdobramento da Operação Lava Jato. A decisão é do desembargador do Antonio Ivan Athié. Relator do caso, o desembargador havia pedido que o pedido de liberdade fosse incluído na pauta de julgamento do tribunal para a quarta (27), para que a decisão sobre o habeas corpus fosse colegiada. A dupla foi presa com base na investigação relacionada às obras da usina nuclear de Angra 3, de acordo com Ministério Público Federal (MPF). Investigadores apontam que Temer chefiava um esquema de propina e que o consórcio responsável pela obra pagou propina ao grupo do ex-presidente. Leia a decisão.

Nenhum comentário: