quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Placas Mercosul: MP-BA abre nova investigação para apurar irregularidades

  • Foto: Reprodução

    Foto: Reprodução

     


    Já são pelo menos dez investigações abertas pelo Ministério Público para apurar irregularidades no Detran, segundo coluna
    O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) abriu uma nova investigação contra o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por supostas irregularidades no processo de implantação das placas com padrão Mercosul. De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio*, a apuração, que está novamente sob responsabilidade da promotora Rita Tourinho, aponta o cadastramento de empresas estampadoras das novas placas. Segundo o MP-BA, existem indícios fortes de violação na condução de processos de cadastramento. Ainda conforme o levantamento da coluna, com este novo inquérito, já são pelo menos dez investigações abertas pelo MP para apurar irregularidades no Detran.Por Juliana Rodrigues 

     

     

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • Guanambi: Mulher é assaltada no Bairro Lagoinha

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    13/02/2019 - 08:00 


    Durante trajeto com motocicleta na Avenida Governador Valdir Pires, Bairro Lagoinha, em Guanambi, na manhã da última terça-feira (12), uma mulher foi assaltada. Em ocorrência registrada na Delegacia Territorial local, ela informou que durante o trajeto cruzou com uma motocicleta de cor preta, com dois ocupantes – o condutor moreno, magro, alto, usando na ocasião capacete vermelho e camisa azul, e o carona moreno, magro, com capacete preto – e este veículo retornou, vindo em sua direção. O carona anunciou o assalto e tomou-lhe a bolsa, fugindo em direção ao trevo de acesso a Palmas de Monte Alto, na BR-030. Na bolsa continha documentos pessoais, cartão cidadão, R$ 150,00 em espécie, contas de água e luz da residência da vítima e boletos de lojas. A Polícia Civil investiga o caso.

  • STF deve julgar hoje ação para criminalizar homofobia

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues 

    13/02/2019 - 08:00 


    Ação é relatada pelo ministro Celso de Mello e tramita na Corte desde 2013
    O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar hoje (13) uma ação protocolada pelo PPS para criminalizar a homofobia, que é caracterizada pela discriminação contra pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros). Em tramitação na Corte desde 2013, a ação tem relatoria do ministro Celso de Mello. Ontem (12), o presidente do Supremo, Dias Toffoli, recebeu integrantes das comunidades evangélica e LGBT. A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26, ajuizada pelo PPS, pede a equiparação da homofobia e transfobia ao crime de racismo. “Todas as formas de homofobia e transfobia devem ser punidas com o mesmo rigor aplicado atualmente pela Lei de Racismo, sob pena de hierarquização de opressões decorrentes da punição mais severa de determinada opressão relativamente à outra”, diz a ação. Em outra ação, um mandado de injunção que será analisado em conjunto com a do PPS, a ABGLT pede que o Supremo reconheça ser um crime específico de homofobia. A ideia é que os ministros definam se o STF pode criar regras temporárias para punir agressões motivadas por homofobia até que o Congresso Nacional vote um projeto sobre o tema. A tipificação de crimes cabe ao Poder Legislativo. O crime de homofobia não está tipificado na legislação penal brasileira. Nos casos que envolvem agressões contra homossexuais, a conduta é tratada como lesão corporal, tentativa de homicídio ou ofensa moral.

  • Proposta prevê idade mínima de aposentadoria de 62 para homens e 57 para mulheres em 2022

    Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Marina Hortélio 

    12/02/2019 - 22:36 


    De acordo com os formuladores da reforma, a idade mínima constaria na regra de transição
    A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, vai incluir no texto da reforma da Previdência a propostas de idade mínima de 62 anos para homens e 57 para as mulheres. Esta é a opção preferida do presidente Jair Bolsonaro. As informações são da Coluna do Valdo Cruz, no G1. De acordo com os formuladores da reforma, a idade mínima constaria na regra de transição que pode ser de 10, 15 ou 20 anos, o que significa que, ao final do mandato de Bolsonaro, as mulheres poderiam se aposentar aos 57 anos e homens, aos 62. A regra, entretanto, teria sequência após 2022. Ao final da regra de transição, a equipe da economia deseja que a idade mínima fosse de 65 para homens e mulheres. Já o presidente defende uma idade diferente de aposentadoria, na qual as mulheres deixariam de trabalhar mais cedo.

  • Homem é preso acusado de manter esposa, filha e neto em cárcere privado na zona rural de Livramento

    Foto: Alan Rich | Livramento HojeFoto: Alan Rich | Livramento Hoje
    12/02/2019 - 19:00 


    Um homem identificado como Equiberto Caires dos Anjos, 69 anos, foi preso no município de Livramento de Nossa Senhora, acusado de manter a esposa, a filha e um neto de apenas quatro anos em cárcere privado na comunidade Alto dos Poções, na zona rural. De acordo com informações do site L12, ao receber a denúncia a polícia Militar se deslocou até o imóvel indicado e encontrou o acusado com as chaves da residência. As vítimas estavam trancadas na casa há mais de oito dias. O homem passou mal no momento da abordagem, sendo conduzido para uma unidade de saúde. Posteriormente, ele foi levado para a delegacia, onde deve responder pelo crime.

  • Texto-base de reforma da Previdência aguarda análise de Bolsonaro, diz secretário

    Foto: Marcelo Camargo | Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    Por Daniel Brito 

    12/02/2019 - 18:00 


    De acordo com Rogério Marinho,o texto foi construído por várias áreas do governo, incluindo economistas
    O secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse hoje (12), após se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que o texto-base da reforma da Previdência já foi concluído e que aguarda o aval do presidente Jair Bolsonaro. “Evidente que existem pontos que serão levados à presença do presidente para que ele possa tomar sua posição, possa definir de que forma isso possa chegar à Câmara Federal”, disse. De acordo com o secretário, o texto foi construído por várias áreas do governo, incluindo economistas e uma avaliação do projeto enviado pelo ex-presidente Michel Temer ao Congresso. Ainda segundo o secretário, o texto final tem larga diferença em relação à minuta do projeto vazada para a imprensa na semana passada. No documento vazado, foi proposta uma idade mínima única de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem, além de um mínimo de 20 anos de contribuição.

  • Iniciada Jornada Pedagógica 2019 em Caetité

    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    12/02/2019 - 17:00 


    Com o tema “A Educação é Base”, a Prefeitura de Caetité e a Secretaria de Educação do município, abriram, na noite desta segunda-feira (11) a Jornada Pedagógica 2019, no qual compareceram todos os professores da rede municipal de ensino, o prefeito Aldo Gondim, o presidente da Câmara de Vereadores de caetité, a secretária de Educação Iamara Junqueira, vereadores, secretários e convidados. Um dos convidados a palestrar para os presentes foi o também professor Dalmir Sant’Ana, que prendeu a atenção de todos os presentes até o final do evento. A secretária de Educação, Iamara Junqueira, em entrevista ao Sudoeste Bahia, contou que a Jornada Pedagógica de 2019 é uma preparação para a introdução da Base Comum Curricular, que será aplicada em todos os municípios brasileiros em 2020, conforme orientação do Ministério da Educação. Segundo a secretária, a escolha do tema deve-se ao fato de “se pensar no processo educativo em sua totalidade, pensando na importância do professor, a importância da comunidade escolar, mas também na formação de forma integral de cada estudante.” Ouça a entrevista.
    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Presente ao evento, o professor Silvano Silva diz que a escolha do tema foi pertinente. “Foi acertada a escolha do tema. Se é algo que o novo governo está pretendendo desenvolver em nível de Brasil, é evidente que Caetité precisa estar atualizado e é uma oportunidade muito boa para tratar, justamente nessa jornada pedagógica.” Ouça a entrevistaO palestrante Dalmir Sant’Ana concedeu entrevista ao SB e falou dos desafios de ser professor transformador num mundo onde existe uma enorme carga de informação a disposição dos alunos. “Eu acredito muito, que ele não vai conseguir sozinho. É preciso de cooperação. Precisamos cada vez mais do apoio dos pais, do apoio da sociedade e do apoio dos órgãos públicos. Porque é muito difícil você conseguir uma mudança sozinho. Agora, se nós conseguirmos darmos as mãos, juntar os esforços de maneira coletiva, vamos conseguir uma grande transformação.” 
    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Outro ponto abordado por nossa reportagem foi a participação dos pais, que em grande parte, delegam a função de educar somente à escola. “O incrível é que a falta de reconhecimento é um grande vilão da educação. Encontramos pais que reclamam da educação. Ai você pergunta ao pai: ‘Pai, então me diga o nome da professora do seu filho’, ele não sabe responder. Então me diga, pai qual é a série que seu filho está? Ele não sabe responder. Mas veja que incrível: apedrejam, jogam pedras, falam mal. Mas quando chamamos esses pais para estar juntos na educação, eles não aceitam”, pontuou Sant’Ana. Dalmir ainda disse que “ser professor é um grande papel e uma vocação. Eu defendo que o professor hoje, que quer realmente fazer a diferença na vida de um aluno, é um professor que entende que, ali, temos um profissional. Agora quando nós somamos uma vocação, nós temos então o educador. E quando você tem então um professor, profissional com alguém que é apaixonado pelo que faz, que gosta do que realiza, ele começa a cumprir uma missão.” Ouça a entrevista.

  • PM prende homem acusado de roubar objetos em estabelecimento comercial em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    12/02/2019 - 14:00 


    Policiais do 17° Batalhão de Polícia Militar foram acionados na manhã desta terça-feira (12), por volta das 11h48, após a ocorrência de roubo em uma loja de cosméticos no centro do município de Guanambi. A proprietária do estabelecimento comercial informou que um indivíduo roubou um aparelho celular Samsung J7 Prime e certa quantia em dinheiro, e passou a polícia a filmagem e características do suspeito. De posse das informações os policiais se deslocaram até o Bairro Aroeira, onde localizaram o celular em poder de um homem identificado como Alexandro de Jesus Silva, 40 anos, bem como as vestes e o capacete utilizado na ação. O suspeito, juntamente com o material foi apresentado na delegacia local para a adoção das medidas necessárias. De acordo com informações da polícia, Alexandro integrava a quadrilha de Cabo Palmeira e já possui várias passagens na delegacia por roubo. Veja o vídeo da ação criminosa:


Nenhum comentário: