quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Caetité

  • Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp


    Um homem identificado como Edigar Rodrigues da Silva, 47 anos, cometeu suicídio na comunidade Lagoa do Vintém, região de Maniaçu, zona rural de Caetité. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, Edigar saiu de casa por volta das 17h de quarta-feira (06), e foi encontrado no início da manhã de hoje pendurado por uma corda em uma arvore ao lado da casa onde residia com a mãe. Segundo a família, Edigar passava por problemas pessoais e sofria com depressão. O corpo foi removido por equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde será necropsiado.

     

     

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • Mulher denuncia distribuição de pão estragado a pacientes e acompanhantes no Hospital Regional de Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    07/02/2019 - 09:48 


    Uma acompanhante de uma paciente internada no Hospital Regional de Guanambi (HRG) recebeu um pão estragado durante o lanche da noite desta quarta-feira (06) na unidade. Segundo Milena Katiara, que filmou, tirou fotos e compartilhou nas redes sociais, o alimento foi servido aos doentes em uma embalagem plástica e estava mofado. Em entrevista ao Sudoeste Bahia, Milena relatou que assim que recebeu o alimento estragado, mostrou inicialmente a uma técnica de enfermagem e logo após procurou a responsável pela cozinha, que na ocasião não estava no local. Foi sugerido a troca do pão, mas a denunciante afirmou durante a entrevista que o caso não seria a troca, mas sim o questionamento quanto a qualidade do alimento que é servido na unidade de saúde. Ela ressaltou ainda que sabe que o serviço de alimentação é terceirizado, mas que o HRG deveria fiscalizar a empresa responsável pela alimentação e o material servido. A reportagem do SB procurou a direção do HRG, para se manifestar sobre o assunto, mas até o momento não obtivemos resposta. Confira o relatoVeja o vídeo:

  • Inscrições para o Fies começam nesta quinta

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    07/02/2019 - 08:50 


    Ao todo, serão ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies
    As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta quinta-feira (7) e vão até o dia 14 deste mês. Para participar, o estudante precisa ir no site do programa. Ao todo, serão ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies. Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram nota média nas provas igual ou superior a 450. Além disso não podem ter zerado a redação. Na hora da inscrição é possível escolher até três opções de curso entre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, que também é escolhido pelo estudante de acordo com o seu perfil e interesse. Modalidades: O Fies oferece duas modalidades. A primeira é financiamento a juro zero para os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. A segunda é a denominada P-Fies, destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e de Desenvolvimento e com recursos dos bancos privados participantes. Os bolsista parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, poderão participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

  • Caetité: Jovem morre após cair de motocicleta na BA-611, nas imediações do distrito de Brejinho das Ametistas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/02/2019 - 08:00 


    A jovem Noeme Aparecida da Silva Lima, 17 anos, morreu vítima de acidente de trânsito na noite de quarta-feira (06), por volta das 23h, na BA-611, nas imediações do distrito de Brejinho das Ametistas, zona rural de Caetité. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a jovem era carona de uma motocicleta, conduzida por um adolescente natural de Caetité, cuja identidade ainda não foi divulgada. Ele perdeu o controle da direção do veículo em uma curva, ambos caíram e Noeme acabou sofrendo uma fratura no pescoço, tendo morte instantânea. O condutor teve escoriações pelo corpo, foi socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hs), onde está internado em observação. Equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo da vítima fatal e encaminhou para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

  • Ministro envia para a primeira instância inquérito sobre Aécio

    Foto: Marcos Oliveira | Agência SenadoFoto: Marcos Oliveira | Agência Senado
    Por Clara Rellstab 

    07/02/2019 - 07:00 


    A acusação ressaltou os depoimentos prestados por Joesley Batista e Ricardo Saud nos quais foi descrita "relacão espúria" mantida entre o grupo J&F e Aécio Neves
    O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para a primeira instância da Justiça de São Paulo inquérito em que o deputado federal Aécio Neves (PSDB) é investigado. Segundo o G1, o inquérito tramitava no STF, foi aberto em 2017 a partir das delações de executivos do grupo J&F e apura os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ao tomar a decisão, Marco Aurélio considerou que a investigação é relacionada ao período em que Aécio era senador. Desde o ano passado o STF entende que o foro privilegiado só vale para crimes cometidos no atual mandato e em razão da atividade parlamentar. No requerimento de abertura do inquérito, a acusação ressaltou os depoimentos prestados por Joesley Batista e Ricardo Saud nos quais foi descrita "relação espúria" mantida entre o grupo J&F e Aécio Neves.

  • Secretaria de Educação de Caetité realiza Planejamento Pedagógico

    Foto: Divulgação | Ascom PMCFoto: Divulgação | Ascom PMC
    06/02/2019 - 21:00 


    A Secretaria Municipal de Educação de Caetité, através da Gerência de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico, realizou nos dias 04 e 05 de fevereiro a integração da Equipe de Coordenação Pedagógica da Rede Municipal de Ensino e planejamento das ações pedagógicas para o ano letivo de 2019. Na oportunidade, foi trabalhada a capacitação e preparação da equipe focando no planejamento, articulação e acompanhamento pedagógico, reforçando a importância do trabalho em equipe, executado de maneira responsável, que possa também contribuir para o papel estratégico na mediação entre as diferentes esferas educacionais. Dentre as temáticas discutidas e atividades desenvolvidas, destacam-se a palestra sobre a Ressignificação da Coordenação Pedagógica; O papel do Coordenador Pedagógico; Cenário da exclusão escolar no Brasil e em Caetité; Indicadores do Selo Unicef; Provas externas (Matrizes de referência, Temas, Tópicos e Descritores). Para a Gerente de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico, Marta Navarro Caramelo, foram momentos de significativas aprendizagens. “Foram encontros enriquecedores e de compartilhamento de experiências e vivências significativas. Agradecemos também as imensuráveis contribuições das palestrantes Nara Dantas, Núbia Santana, Renata Célia e Rosany Kátia”, destacou.

  • Vale soube de problemas nos sensores da barragem de Brumadinho dois dias antes do rompimento

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Marina Hortélio 

    06/02/2019 - 20:00 


    A informação foi compartilhada com a mineradora em e-mails trocados entre profissionais da mineradora e duas empresas ligadas à segurança da barragem
    A Vale sabia da existência de problemas nos dados de sensores responsáveis por monitorar a estrutura da barragem de Brumadinho dois dias antes do rompimento da contenção, aponta uma troca de e-mails entre profissionais da mineradora e duas empresas ligadas à segurança da barragem. As mensagens foram identificadas pela Polícia Federal. Nos depoimentos prestados por dois engenheiros da empresa TUV SUD, Andre Jum Yassuda e Makoto Namba, responsáveis por laudos de estabilidade da barragem, o delegado Luiz Augusto Nogueira, da Polícia Federal, registra a existência de e-mails entre dirigentes da Vale, da TUV SUD e de uma terceira empresa. Os e-mails começam a ser trocados no dia 23 de janeiro, às 14h38, e se prolongaram até as 15h05 do dia 24. A barragem se rompeu em 25 de janeiro.

  • Baianos já podem adquirir CNH eletrônica

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Lara Ferreira 

    06/02/2019 - 19:00 


    O serviço é sem custo e o cadastro é feito pelo site do Denatran
    A Carteira Nacional de Habilitação já pode ser obtida na versão eletrônica pelos motoristas baianos. Para receber a CNH-e basta possuir um celular que opere com os sistema iOS ou Android. O serviço não cobra nenhum valor. O condutor que se interessar em ter a CNH pelo celular precisa ter a carteira impressa com o código bidimensional (QR-CODE). Caso o motorista ainda não possua uma CNH com o código, é necessário ir ao Detran para tirar uma segunda via, serviço que custa R$ 69,62. O cadastro para receber a CNH-e pode ser feito pelo site do Denatran. Após inscrição, será enviado um e-mail com link de ativação e criação de senha. Após todo o procedimento, a versão eletrônica estará disponível.

  • Guanambi: Acusado de homicídio no distrito de Mutans se entrega à polícia para cumprir prisão preventiva

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    06/02/2019 - 18:07 


    Mário Malheiros Magalhães, de 38 anos, se entregou à polícia na tarde desta quarta-feira (06), para cumprir prisão preventiva pelo homicídio que vitimou o montealtense Maicon Charles Ramos dos Santos, o ‘Charlim’, de 27 anos. O crime em questão ocorreu na noite de sábado (02), no distrito de Mutans, na zona rural de Guanambi. De acordo com testemunhas, a vítima, estava a bordo de uma motocicleta, na companhia de uma amiga quando foram surpreendidos por Mário, que se aproximou e efetuou o disparo de arma de fogo. Momento depois da ação criminosa, Mário fugiu tomando rumo ignorado. Na última segunda-feira (04), acompanhado de um advogado, Mario se apresentou na Delegacia Territorial de Guanambi onde foi ouvido e liberado, já que não havia mandado de prisão em aberto. No entanto, nesta quarta, o acusado teve a prisão decretada. À reportagem do Sudoeste Bahia a defesa informou que entrará com recurso contra a prisão, alegando legítima defesa, já que, segundo o advogado, o acusado foi surpreendido pela vítima em frente sua residência, após uma discussão. Mario permanece custodiado na Delegacia Territorial de Guanambi à disposição da Justiça.

  • Lula é condenado a 12 anos e 11 meses de prisão no caso do sítio de Atibaia

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Alexandre Galvão 

    06/02/2019 - 15:39 


    A Lava Jato afirma que o sítio passou por três reformas
    O ex-presidente Lula foi condenado hoje a 12 anos e 11 meses de prisão no caso do sítio de Atibaia. A condenação foi proferida pela juíza federal Gabriela Hardt. De acordo com o Estadão, o petista foi sentenciado por supostamente receber R$ 1 milhão em propinas referentes às reformas do imóvel, que está em nome de Fernando Bittar, filho do amigo de Lula e ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar. Segundo a sentença, as obras foram custeadas pelas empreiteiras OAS, Odebrecht e Schahin. A Lava Jato afirma que o sítio passou por três reformas: uma sob comando do pecuarista José Carlos Bumlai, no valor de R$ 150 mil, outra da Odebrecht, de R$ 700 mil e uma terceira reforma na cozinha, pela OAS, de R$ 170 mil, em um total de R$ 1,02 milhão.

  • Guanambi: Reunião na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer definiu ações do projeto INTERART

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    06/02/2019 - 15:00 


    Na tarde desta terça-feira (05), em Guanambi, na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, aconteceu um reunião que teve como objetivo discutir várias ações do projeto INTERART para o ano de 2019 ( ano do Centenário de Guanambi). Estiveram presentes ao evento a professora de Dança, Ilma Reis, o professor de Música e Teatro, Marcos Lima e pais de alunos.

  • Advogados cobram do Tribunal de Justiça a nomeação de um juiz titular para a Comarca de Caculé

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    06/02/2019 - 14:00 


    Um grupo de advogados se reuniu na manhã desta quarta-feira (06) a fim de deliberar sobre a atual situação  na qual se encontra a comarca que reúne as cidades de Caculé, Ibiassucê, Guajeru e Rio do Antônio. A reunião foi realizada no Fórum Naomar Alcântara, em Caculé, e teve como pauta central a necessidade de uma urgente nomeação de um juiz titular para a Comarca. “Sem um juiz titular na Comarca todos ficam prejudicados. Isso causa demora nos processos. Essa é uma causa de toda população. Pedimos para que também abracem a causa levando ao conhecimento de vereadores, prefeitos, deputados e autoridades, cobrando providências”, disse o advogado Peterson Junqueira Mota, em entrevista ao Informe Cidade. Os advogados formalizaram um ofício ao Tribunal de Justiça agendando uma reunião para cobrar a nomeação de um juiz titular para Caculé.

  • Acusado de homicídio no distrito de Mutans se apresenta na delegacia de Guanambi, é ouvido e liberado

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    06/02/2019 - 11:00 


    O teor do depoimento não foi divulgado.
    Suspeito do homicídio que vitimou Maicon Charles Ramos dos Santos mais conhecido como ‘Charlim’, de 27 anos, Mário Malheiros Magalhães, 38 anos, acompanhado de um advogado, se apresentou na Delegacia Territorial de Guanambi, na última segunda-feira (04). O crime em questão ocorreu na noite de sábado (02), no distrito de Mutans, na zona rural de Guanambi, e após ser ouvido Mário foi liberado, já que não havia mandado de prisão em aberto. O teor do depoimento não foi divulgado.

  • Parlamentares dizem que pacote anticorrupção pode contaminar votação da Previdência, diz coluna

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Clara Rellstab 

    06/02/2019 - 09:30 


    O "risco de contaminação" seria causado porque deputados de diferentes partidos estão incomodados com a inclusão de medidas que atingem diretamente agentes políticos
    Parlamentares têm feito alertas a integrantes do governo Jair Bolsonaro (PSL) sobre o pacote anticorrupção e anticrime apresentado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro. Segundo o blog de Andréia Sadi, no site G1, os deputados, que não tiveram a identidade revelada, afirmam que as propostas previstas no pacote podem contaminar a votação da reforma da Previdência Social. O "risco de contaminação" seria causado porque deputados de diferentes partidos estão incomodados com a inclusão de medidas que atingem diretamente agentes políticos em um projeto cujo objetivo é endurecer as penas para o crime organizado. Na avaliação de diferentes lideranças ouvidas pelo blog, o governo poderia ter lançado pacotes diferentes com projetos separados para cada tema: um sobre combate ao crime organizado e outro sobre endurecimento de pena para caixa dois e crimes de colarinho branco.

  • Em defesa de pacote ‘anticrime’, Rui diz que PMs ‘cruzam os braços’ por medo de processos

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    06/02/2019 - 09:29 


    Para Rui, as medidas impedem que a sociedade seja “dominada por criminosos”
    Defensor do pacote “anticrime”, apresentado pelo ministro Sérgio Moro, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que em muitos Estados os policiais militares “cruzam os braços” por medo de processos judiciais. Em entrevista à imprensa, Rui disse ser favorável “a princípio” das propostas apresentadas pelo governo Bolsonaro. Disse ainda que irá “trabalhar para que seja aprovada”. “Todos aqueles, sejam bandidos ou fardados que cometerem crimes, precisam ser punidos. Não podemos colocar em uma vala comum pessoas que defendem a sociedade e em um confronto morrem criminosos e respondem por processos longos, penosos. Em alguns Estados os policiais cruzam os braços”, disse. Para Rui, as medidas impedem que a sociedade seja “dominada por criminosos”. 

Nenhum comentário: