quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Cartório Eleitoral informa que ainda não é obrigatório o cadastramento biométrico para eleitores de Caetité

  • Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    Eleitores de Caetité, tanto da sede, quanto da zona rural, tem se aglomerado no Cartório Eleitoral e formado filas, desde que viram veiculado na televisão que esta seria a última semana para cadastramento biométrico. A coordenação do cartório informa que, embora esta informação seja verdade, para Caetité ainda não foi estabelecido um prazo final para cadastramento biométrico, pois a expectativa, ainda não confirmada, é que a biometria seja obrigatória apenas nas eleições de 2022. Cabe lembrar, que no cartório são distribuídas 50 senhas diárias, com atendimento das 08h às 14h, não sendo necessário formarem-se filas ou os eleitores dormirem no local para garantir vaga. A coordenação informa ainda que quando se fizer necessário o cadastramento biométrico serão destinadas datas e horários específicos para eleitores da zona rural. 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • Adolescente é atropelado na Avenida Waldick Soriano, trecho urbano da BR-030 em Caetité

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    14/02/2019 - 10:00 

    Um adolescente de 16 anos de idade foi atropelado na Avenida Waldick Soriano, trecho urbano da BR-030, em Caetité, na noite de quarta-feira (13), por volta das 21h, e encaminhado em estado grave para o Hospital Regional de Guanambi (HRG). Conforme informações obtidas pela reportagem do site Sudoeste Bahia, uma ambulância da Prefeitura Municipal de Mortugaba, placa BLC- 9081, a qual era conduzida por Salvador Nunes Dias, 42 anos, seguia sentido Brumado a Guanambi, quando parou no semáforo da referida avenida. O sinal estava fechado, então o motorista acionou o giroflex, os carros que estavam a frente saíram, e ao arrancar com a ambulância o motorista acabou atingindo o garoto que estava a bordo de uma bicicleta e descia uma rua onde o sinal ainda estava aberto. O motorista se manteve no local e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que encaminhou o adolescente em estado grave ao HRG. À polícia, o motorista alegou que estava com um paciente com AVC, e por este motivo pediu passagem. Familiares do adolescente informaram que vão acionar o motorista e a prefeitura de Mortugaba na Justiça, pois nenhum deles procurou a família para qualquer assistência. A reportagem do Sudoeste Bahia procurou a prefeitura de Mortugaba para se manifestar sobre o fato, mas não obteve resposta.

  • Caetité: Deputados debatem Projeto Pedra de Ferro com representantes da BAMIN

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    14/02/2019 - 09:46 

    Acompanhado de 28 deputados, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, recebeu na última terça-feira (12) a diretoria da Bahia Mineração, Bamin, que apresentou os avanços do Projeto Pedra de Ferro, nos municípios de Caetité e Pindaí, na região Sudoeste da Bahia. Com a mina, a companhia – cujo controle acionário é do Eurasian Resources Group – pretende produzir 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, ser uma das mineradoras mais modernas do mundo e contribuir para transformar a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil. “O Pedra de Ferro é um importante projeto para o desenvolvimento da Bahia, principalmente para o Sudoeste baiano, que ainda envolve a construção da Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul, em Ilhéus. A diretoria da Bamin veio apresentar o seu projeto de barragem para rejeitos, que é diferente das que foram construídas em Minas Gerais, sobretudo a de Mariana, que se rompeu em 2015; e a de Brumadinho, este ano. Foi muito boa a iniciativa, porque é um tema que está na ordem do dia da Assembleia. Precisamos de desenvolvimento, mas, sobretudo, precisamos de garantir a vida”, destacou Leal. Acompanhado de Daniel Medeiros, gerente-geral de Sustentabilidade e de Cláudio Rezende, coordenador Geotécnico, o diretor do Projeto, Alberto Vieira, fez uma apresentação da barragem por jusante, diferente da de Brumadinho, onde a disposição de rejeitos é feita a montante. No processo a jusante, a contenção é muito mais segura, porque mais resistente à atividade sismológica, e permite a compactação de todo o corpo da barragem.

  • Sudoeste baiano: Bancário mantinha estufa para plantação de maconha

    Foto: Divulgação | SSP/BAFoto: Divulgação | SSP/BA
    14/02/2019 - 09:32 

    Em um apartamento da Avenida Getúlio Vargas, no Centro do município de Cândido Sales, na região Sudoeste da Bahia, funcionava uma sofisticada estufa para uma plantação de maconha mantida pelo bancário Paulo César Favola Cardoso Júnior e o comparsa Jessé Novaes Dias. Os traficantes foram flagrados, nesta quarta-feira (13), durante ação conjunta entre equipes da Delegacia Territorial de Cândidos Sales, Rondesp Sudoeste e 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Cândido Sales). Além de 31 pés de maconha, a polícia também localizou 17 potes da erva prontos para embalo, 44 fracos com sementes para plantio, um pote com óleo, 350 comprimidos de ecstasy, 86 embalagens de fertilizantes, seis sacos de adubos, diversos aparelhos eletrônicos e um veículo utilizado no transporte do material. De acordo com o titular de Cândido Sales, delegado Relder Andrade dos Santos, a dupla mantinha um sofisticado sistema de cultivo de espécies estrangeiras de maconha. “ Eles mantinham um alto controle de qualidade através de tecnologia. Lâmpadas de led eram usadas para manter a temperatura e foi montado, também, um sistema de irrigação e adubação automáticos que controlavam clima e condições do solo” detalhou o delegado. O policial explicou também que até a retirada das folhas era feita de forma automática. “Um outro equipamento era utilizado para extração do óleo das folhas e secagem” explicou, finalizando que o entorpecente a ser comercializado era embalado a vácuo. Presos e materiais foram encaminhados para a sede da DT da cidade, onde permanecem custodiados.

  • Termina hoje prazo para inscrição no Fies

    Foto: Valter Campanato | Agência BrasilFoto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Por Kamille Martinho 

    14/02/2019 - 07:00 

    Podem participar os estudantes que fizeram o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, a partir da edição de 2010
    O prazo para a inscrição no Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, termina hoje (14). Para se inscrever no programa que financia cursos superiores em instituições privadas, o candidato precisa acessar o site do Fies. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 25 de fevereiro. Ao todo, serão ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies. Podem participar os estudantes que fizeram o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, a partir da edição de 2010 e obtiveram nota média nas provas igual ou superior a 450, além disso, não podem ter zerado a redação.

  • Bolsonaro diz que 'baterá martelo' sobre proposta da Previdência hoje

    Foto: Marcos Corrêa | PRFoto: Marcos Corrêa | PR
    Por Clara Rellstab 

    14/02/2019 - 07:00 

    Bolsonaro não fechou questão em torno da idade mínima para se aposentar, mas deu a entender que mulheres e homens terão tratamento diferenciado
    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que decidirá sobre a proposta final de reforma da Previdência ontem (14). Em entrevista ao Jornal da Record ontem (13), Bolsonaro não fechou questão em torno da idade mínima para se aposentar, mas deu a entender que mulheres e homens terão tratamento diferenciado. "A minha grande dúvida na verdade foi se passaria para 62 ou 65 [anos para] os homens, e, para mulheres, para 57 ou 60. E isso será decidido amanhã [quinta-feira]", afirmou. Segundo ele, a depender de sua escolha, haverá um período de transição até depois de 2030. "Se for o 62 e 57, haverá transição, obviamente. Por outro lado [60 e 65], a transição seria até 2030 ou 2032, aproximadamente".

  • Caetité: “A INB não possui barragem de rejeito”, afirma Diretor de Recursos Minerais; ouça a entrevista

    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    13/02/2019 - 17:37 

    Após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, que vitimou 165 pessoas e deixando tantas outras desabrigadas ou desaparecidas, muito se tem questionado sobre as barragens que serão construídas ou que existem na região, se estas são seguras ou não. Diante disso, o radialista Silvano Silva, entrevistou na última segunda-feira (11), o Diretor de Recursos Minerais das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Adauto Seixas sobre uma suposta barragem que existe no Unidade de Concentrado de Urânio (URA) que a INB mantém em Caetité. O radialista levantou o questionamento a Seixas sobre a existência de barragem no município. Este informou que “como esclarecimento, a INB não possui barragem de rejeitos. A disposição dos nossos rejeitos de minério, é bem diferente de Mariana e Brumadinho, tanto em volume quanto em concepção. A URA possui um sistema de contenção e reciclagem de afluentes líquidos que são tratados e o material sólido é precipitado e retido no interior das bacias. Quero deixar bem claro que o volume destas bacias, para vocês terem uma noção, no caso de Mariana, ela (as bacias) são 350 vezes menores e Brumadinho, 100 vezes menor.” O radialista também citou transbordamentos que teriam acontecido na URA no passado. Silvano questiona sobre quais métodos de segurança para evitar que os fatos se repitam. O diretor foi categórico em dizer que constantemente “a INB monitora diversos poços para avaliar a água subterrânea. Além disso, os locais de disposição dos líquidos e de rejeitos, são construídos com camadas impermeabilizantes, assegurando que não haja emissões fugitivas para os lençóis freáticos de possíveis contaminantes”, assegurou o Seixas. Por fim, o apresentador do Programa Informativo, interpelou sobre os novos projetos de mineração de urânio em Caetité, tanto sobre a mina subterrânea – que ainda carece de liberação – tanto da Mina do Engenho, que será minerada em breve e se estas serão inspecionadas. Quanto a isso, Adauto informou que “para as duas atividades há programa de monitoração que visam acompanhar as características do ar, do solo e da água da mina subterrânea e da futura Mina do Engenho bem como no seu entorno”, asseverou. Ouça a entrevista.

  • Funcionários terceirizados do Hospital Regional de Guanambi denunciam salários atrasados

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    13/02/2019 - 17:00 

    Enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que entraram de férias a partir de setembro de 2018 estão sem receber os vencimentos. 
    Através de denúncia enviada à redação do site Sudoeste Bahia na manhã desta quarta-feira (13), uma Fisioterapeuta que presta serviço ao Hospital Regional de Guanambi (HRG), vinculada a Fundação José Silveira, informou que enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que entraram de férias a partir de setembro de 2018 estão sem receber os vencimentos. "Funcionários que saíram de férias no mês setembro ainda não receberam os respectivos salários, visto que esse valor deve entrar na conta do funcionário 48 horas do início das férias. Além do mês de setembro, os que saíram em outubro, novembro, e dezembro também estão sem receber, e a empresa diz que 'não há previsão para pagamentos das férias e nem do salário mensal de 2019", escreveu a funcionária. Ela ainda relatou que "até os contracheques não estão disponíveis, não pagam os nossos salários como deveriam. Será que estão pagando FGTS e demais obrigações? Estamos trabalhando no limite do estresse, porque não pagam e não falam quando vão pagar e as nossas contas não param de chegar e tem vencimentos.", disse a profissional. O Hospital Regional de Guanambi já teve outro problema recente referente a empresas terceirizadas, com salários, férias e outros direitos dos trabalhadores. Porém a empresa em questão era a "Globo", que também presta serviços no hospital Geral de Vitória da Conquista e por lá os funcionários entraram em greve. O outro lado: O Sudoeste Bahia entrou em contato por telefone com a assessoria de comunicação da Fundação José Silveira, mas não obteve resposta até a publicação dessa reportagem.

  • Vereador pode ter desviado mais R$ 1 milhão da prefeitura de Feira da Mata

    Foto: Reprodução | Alerta BahiaFoto: Reprodução | Alerta Bahia
    13/02/2019 - 14:00 

    O vereador de Feira da Mata, Josenício Macedo Pinto (PR) é acusado de crime de peculato, no período em que ocupava a função de Chefe dos Recursos Humanos, na prefeitura do município citado, entre os anos de 2009 e 2016. Diante do fato, o promotor de Justiça Dorival Joaquim da Silva requisitou à Polícia Civil instauração de inquérito policial para apurar a denúncia oferecida ao Ministério Público (MP). Consta na denúncia que Josenício pode ter desviado cerca de R$ 1 milhão do município em proveito próprio. O esquema teria sido montado nos dois mandatos do então prefeito Alex Ronan Viana Mota (PT). Os valores depositados nas contas dos ex-funcionários eram sacados por Josenício, seus filhos, uma servidora identificada como Gislene Ribeiro Caldeira e correligionários, entre eles um agiota. Segundo informações do Alerta Bahia, os ex-funcionários não tinham conhecimento do crime.

  • Guanambi: Polícia Militar intensifica patrulhamento com motos

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    13/02/2019 - 13:30 

    A fim de combater práticas delituosas na cidade de Guanambi, o comando do 17° Batalhão de Polícia Militar (BPM), recomendou a intensificação do patrulhamento com motocicletas nas ruas da cidade, durante os períodos diurnos e noturnos, com abordagens a indivíduos em atitudes suspeitas. As ações tiveram início na última segunda-feira (11) e saldo positivo: até o momento, 02 armas de fogo foram apreendidas e um individuo foi preso em flagrante praticando roubo a transeuntes. Além disso, houve redução neste tipo de crime. “Essas ações proporcionam à população uma maior sensação de segurança, com uma ostensividade através de patrulhamento motorizado e abordagens", disse o comandante do 17° BPM, Ten Cel Arthur Mascarenhas.

  • Placas Mercosul: MP-BA abre nova investigação para apurar irregularidades

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    13/02/2019 - 09:00 

    Já são pelo menos dez investigações abertas pelo Ministério Público para apurar irregularidades no Detran, segundo coluna
    O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) abriu uma nova investigação contra o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por supostas irregularidades no processo de implantação das placas com padrão Mercosul. De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio*, a apuração, que está novamente sob responsabilidade da promotora Rita Tourinho, aponta o cadastramento de empresas estampadoras das novas placas. Segundo o MP-BA, existem indícios fortes de violação na condução de processos de cadastramento. Ainda conforme o levantamento da coluna, com este novo inquérito, já são pelo menos dez investigações abertas pelo MP para apurar irregularidades no Detran.

  • Guanambi: Mulher é assaltada no Bairro Lagoinha

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    13/02/2019 - 08:00 

    Durante trajeto com motocicleta na Avenida Governador Valdir Pires, Bairro Lagoinha, em Guanambi, na manhã da última terça-feira (12), uma mulher foi assaltada. Em ocorrência registrada na Delegacia Territorial local, ela informou que durante o trajeto cruzou com uma motocicleta de cor preta, com dois ocupantes – o condutor moreno, magro, alto, usando na ocasião capacete vermelho e camisa azul, e o carona moreno, magro, com capacete preto – e este veículo retornou, vindo em sua direção. O carona anunciou o assalto e tomou-lhe a bolsa, fugindo em direção ao trevo de acesso a Palmas de Monte Alto, na BR-030. Na bolsa continha documentos pessoais, cartão cidadão, R$ 150,00 em espécie, contas de água e luz da residência da vítima e boletos de lojas. A Polícia Civil investiga o caso.

  • STF deve julgar hoje ação para criminalizar homofobia

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues 

    13/02/2019 - 08:00 

    Ação é relatada pelo ministro Celso de Mello e tramita na Corte desde 2013
    O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar hoje (13) uma ação protocolada pelo PPS para criminalizar a homofobia, que é caracterizada pela discriminação contra pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros). Em tramitação na Corte desde 2013, a ação tem relatoria do ministro Celso de Mello. Ontem (12), o presidente do Supremo, Dias Toffoli, recebeu integrantes das comunidades evangélica e LGBT. A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26, ajuizada pelo PPS, pede a equiparação da homofobia e transfobia ao crime de racismo. “Todas as formas de homofobia e transfobia devem ser punidas com o mesmo rigor aplicado atualmente pela Lei de Racismo, sob pena de hierarquização de opressões decorrentes da punição mais severa de determinada opressão relativamente à outra”, diz a ação. Em outra ação, um mandado de injunção que será analisado em conjunto com a do PPS, a ABGLT pede que o Supremo reconheça ser um crime específico de homofobia. A ideia é que os ministros definam se o STF pode criar regras temporárias para punir agressões motivadas por homofobia até que o Congresso Nacional vote um projeto sobre o tema. A tipificação de crimes cabe ao Poder Legislativo. O crime de homofobia não está tipificado na legislação penal brasileira. Nos casos que envolvem agressões contra homossexuais, a conduta é tratada como lesão corporal, tentativa de homicídio ou ofensa moral.

  • Proposta prevê idade mínima de aposentadoria de 62 para homens e 57 para mulheres em 2022

    Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Marina Hortélio 

    12/02/2019 - 22:36 

    De acordo com os formuladores da reforma, a idade mínima constaria na regra de transição
    A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, vai incluir no texto da reforma da Previdência a propostas de idade mínima de 62 anos para homens e 57 para as mulheres. Esta é a opção preferida do presidente Jair Bolsonaro. As informações são da Coluna do Valdo Cruz, no G1. De acordo com os formuladores da reforma, a idade mínima constaria na regra de transição que pode ser de 10, 15 ou 20 anos, o que significa que, ao final do mandato de Bolsonaro, as mulheres poderiam se aposentar aos 57 anos e homens, aos 62. A regra, entretanto, teria sequência após 2022. Ao final da regra de transição, a equipe da economia deseja que a idade mínima fosse de 65 para homens e mulheres. Já o presidente defende uma idade diferente de aposentadoria, na qual as mulheres deixariam de trabalhar mais cedo.

Nenhum comentário: