quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Guanambi: Homem morre após 4 dias internado no HRG, devido a acidente de trânsito

  • Foto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia



    Vitima de acidente trânsito, um homem identificado como Leonardo Ferreira Rocha, 40 anos, morreu nesta quinta-feira (31), após quatro dias internado no Hospital Regional de Guanambi (HRG). De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, no último domingo (27), ele foi encontrado desacordado as margens da uma estrada vicinal na região de Barriguda, zona rural de Espinosa-MG, possivelmente, após cair da motocicleta que conduzia, por razões desconhecidas. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Sebastião Laranjeiras, de onde foi transferido para o HRG, após complicações no quadro de saúde. Equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o IML Guanambi. Leonardo residia na Fazenda lagoa do Miguel, zona rural de Sebastião Laranjeiras.

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • Inscrições para o ProUni começam hoje

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Kamille Martinho 

    31/01/2019 - 11:04 


    Mais de 243 mil vagas são oferecidas pelo programa
    As inscrições para o ProUni, Programa Universidade para Todos, abriram na madrugada de hoje (31). Os candidatos concorrem a mais de 243 mil vagas de bolsas de estudo integrais e parciais em universidade privadas de todo o país. Para se inscrever é preciso acessar o site do programa até às 23h59 deste domingo (3). Segundo o Ministério da Educação, a edição de 2019 foi a que mais ofereceu bolsas de estudo desde o início do programa, em 2005. Um total de 243.888 bolsas, onde 116.813 são bolsas integrais e 127.075 são parciais. Cerca de 1.239 instituições de educação superior participam do programa.

  • Prefeito de Guanambi se manifesta sobre barragem de rejeitos que será construída na região

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    31/01/2019 - 09:34 


    Na manhã desta quarta-feira(30), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães divulgou áudio onde ele coloca o seu posicionamento sobre o projeto da Bahia Mineração (Bamin) que versa sobre a construção de uma barragem de rejeitos, em área alagada de 439 hectares e mais 719 hectares de supressão vegetal (desmatamento), conforme matéria publicada no Sudoeste Bahia. O projeto Pedra de Ferro abrange três municípios: Caetité, Guanambi e Pindaí. No áudio, Jairo diz que “É uma situação que, realmente, nos deixa sobressaltado”. Ele ainda reitera que “um acidente só é um erro, mas dois é já realmente que nos traz uma preocupação enorme. Está comprovando que as tecnologias existentes não estão tão seguras como se falavam”, pontua o gestor guanambiense. O prefeito ainda se mostrou preocupado com a situação. “Num intervalo de poucos anos, duas barragens se romperam e é natural que a nossa gente, não só de Guanambi como da região, fique preocupada com um projeto, que ainda está em andamento.” Magalhães ainda disse que “estaremos indo à Salvador, no sentido de buscar informações e esclarecimentos, que nós não podemos permitir um projeto com essa ameaça, com essa insegurança que nos traz diante dessas notícias últimas que temos visto, com essa preocupação de inclusive atingir o São Francisco.” Segundo a Assessoria de Comunicação de Prefeitura de Guanambi, o prefeito já acionou a Procuradoria Geral da República e outros órgãos federais e estaduais, além da própria direção da Bamin. “Peço apoio e ajuda de toda população de Guanambi, não estou contra o desenvolvimento, nem a geração de emprego e renda, mas temos que garantir a segurança necessária para a nossa população”, disse o prefeito. Ouça o aúdio.

  • Governo do Estado anuncia abertura de inscrições para 2 mil vagas de estágios; Confira o edital

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    31/01/2019 - 09:00 


    O Governo do Estado da Bahia está com mais de duas mil vagas para estagiários abertas através do programa 'Partiu Estágio'. Os interessados, que precisam estar matriculados em instituições de ensino superior, podem se inscrever até o dia 24 de fevereiro através do site do projeto. As oportunidades de estágio são para 62 órgãos estaduais, distribuídos em Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Irecê, Cruz das Almas, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Seabra, Itabuna, Jequié, Santo Antonio de Jesus, Teixeira de Freitas, Serrinha, Vitória da Conquista, Guanambi, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Itaberaba, Camaçari, Senhor do Bonfim, Xique-Xique, Miguel Calmon, Santa Maria da Vitória, Antas, Barreiras, Cícero Dantas, Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal, Luís Eduardo Magalhães, Boa Vista do Tupim, Itapetinga, Porto Seguro, Cachoeira , Santo Amaro, Caetité, Itamaraju, Candeias, Santa Maria da Vitória, Cabeceiras do Paraguaçu, Simões Filho, Valença, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Ipiaú, Itapetinga, Jacobina, Conceição do Coité e Lauro de Freitas. Podem se inscrever todos os estudantes universitários residentes na Bahia e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de instituições estaduais, federais e privadas com sede no estado. É necessário, ainda, que o candidato tenha idade mínima de 16 anos e que tenha cumprido pelo menos 50% do curso de formação. O cadastro de cada candidato irá compor um banco, que terá validade de seis meses, do qual sairão as convocações dos novos estagiários do Estado.
    CONTINUE LENDO

  • Carnês do IPTU começam a ser distribuídos aos contribuintes de Caetité

    Foto: Divulgação  | Ascom PMCFoto: Divulgação | Ascom PMC
    31/01/2019 - 08:30 


    Seu IPTU em dias contribui para uma cidade mais bonita e melhor
    A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças, começou a distribuir os carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A cota única tem vencimento em 30 de abril, com desconto de 5% para o contribuinte. O carnê começou a ser entregue em toda a sede municipal nessa quarta-feira (30/01). Os contribuintes que são proprietários de imóveis na zona urbana de Caetité, que não receberem o seu carnê até o dia 20 de abril, deverão procurar a Gerência de Tributos. De acordo com secretário da pasta, Cleômenes Júnior, o IPTU é a mais importante fonte de renda para o município, quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios para a população. “A receita oriunda do IPTU tem por objetivo garantir o bem-estar dos munícipes, destinando a receita para saúde, educação, limpeza pública, e outras áreas de interesse público”, explicou o secretário.

  • Idoso tem as duas pernas quebradas após ser atropelado em Guanambi

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    31/01/2019 - 08:14 


    Por volta das 14h de quarta-feira (30), um idoso identificado como Aurelino Francisco de Oliveira, 62 anos de idade, teve as duas pernas quebradas após ser  atropelado por um automóvel Ford Fiesta, placa GWK-8932 na Avenida Governador Valdir Pires, em Guanambi. De acordo com relato do motorista à Polícia Militar, ele acredita ter dormido ao volante e acabou subindo o meio fio onde a vítima estava trabalhando. O idoso foi socorrido e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde foi constatado que ambas as pernas foram quebradas. Veículo e condutor foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi para a adoção das medidas necessárias.

  • Governo articula com PSD para fechar vaga na Sedur; Fernandes resiste

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Matheus Morais 

    31/01/2019 - 08:00 


    Executivo conta com sinalização positiva do aliado para cumprir acordo com deputado não reeleito Paulo Magalhães
    A insistência do deputado federal eleito e ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes (PSD) em não aceitar o convite para ser o novo secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) tem dado uma dor de cabeça daquelas ao governo. O Executivo estadual conta com a sinalização positiva do aliado para cumprir o acordo com o deputado federal não reeleito Paulo Magalhães (PSD), para voltar à Câmara. Segundo a coluna Raio Laser, do jornal Tribuna da Bahia, uma das soluções seria convencer o também deputado Sérgio Brito (PSD) a ir para o secretariado. O problema é que ele, dizem aliados, exige que seu gabinete, em Brasília, permaneça intacto, o que estaria dificultando o desfecho das negociações.

  • Bolsonaro determina inclusão de militares na reforma da Previdência, diz secretário

    Foto: Tomaz Silva | Agência BrasilFoto: Tomaz Silva | Agência Brasil
    Por Clara Rellstab 

    31/01/2019 - 07:00 


    Segundo a Folha de S. Paulo, ele espera que a proposta seja aprovada pela Câmara e pelo Senado até meados de julho
    O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse na noite de ontem (30) que nenhum segmento da sociedade, inclusive os militares, será poupado na reforma das regras de aposentadoria. Segundo a Folha de S. Paulo, ele espera que a proposta seja aprovada pela Câmara e pelo Senado até meados de julho. “Ninguém vai ficar de fora. O governo vai apresentar um projeto que vai levar em consideração todos os segmentos da sociedade brasileira”, disse Marinho. Marinho, no entanto, não declarou quando deve ser enviado o projeto que trata da reforma da Previdência para os militares. Segundo ele, Bolsonaro é quem decidirá o “timing”.

  • Mulher comete suicídio por envenenamento na zona rural de Guanambi

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    31/01/2019 - 07:00 


    Marilene Pereira Novais, 25 anos, cometeu suicídio por envenenamento em uma residência situada na Fazenda Tanquinho, zona rural do município de Guanambi, na tarde da última quarta-feira (30). De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, ela foi encontrada desacordada ao lado de um frasco de veneno, chegou a ser socorrida e encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas no local o óbito foi constatado. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. O sepultamento acontece na tarde desta quinta-feira (31), na fazenda Tanquinho, região do Suruá.

  • Guedes fala em idade mínima de 57 anos para mulher e 62 para homem

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Matheus Simoni 

    30/01/2019 - 21:00 


    Proposta que for aprovada pelo Congresso valerá para o governo federal, para estados e para os municípios
    A idade mínima para os brasileiros se aposentarem a ser sugerida na reforma da Previdência deverá ser de 57 anos para mulheres e 62 para homens. Pelo menos foi o que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a integrantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), após reunião nesta quarta-feira (30) que durou cerca de duas horas. “O ministro falou em idade mínima de 57 anos para mulher de 62 anos para homem”, afirmou o presidente da FPN, Jonas Donizette (PSB), prefeito de Campinas (SP), após deixar o gabinete de Guedes acompanhados dos prefeitos de Porto Alegre, Aracaju, Teresina, Rio Branco e os vices de Curitiba e de São Luís. “Eu senti do ministro que ele quer uma reforma que tenha valia para todo mundo. Para civis, militares, para todas as categorias. Uma mesma proposta e não separadas”, completou. Ainda de acordo com o prefeito, o governo sinalizou que a proposta que for aprovada pelo Congresso valerá para o governo federal, para estados e para os municípios. Com informações do Correio Braziliense.

  • Guanambi: Funcionários terceirizados do HRG denunciam atrasos nos pagamentos de salários

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    30/01/2019 - 18:30 


    Através de denuncia anônima, a reportagem do site Sudoeste Bahia recebeu a informação de que funcionários da empresa terceirizada Globo, que presta serviço ao Hospital Regional de Guanambi (HRG), através da contratação de recepcionistas, estavam há 2 meses com atraso nos  salários e ainda não teriam recebido uma parcela do 13º salário. Em entrevista ao site, o vice-diretor da unidade de saúde, Dorisvaldo Rodrigues Lobo, informou que houve o atraso, devido a burocracias fiscais, o denominado “ano fiscal do estado”, que tem início no dia 15 de dezembro e reabre em 28 de janeiro, mas as providências foram tomadas e todos os pagamentos estão sendo regularizados a partir desta quarta-feira (30). Procurada pela reportagem a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não se manifestou.

  • Observatório de Caetité pede socorro – mas a quem?

    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    30/01/2019 - 18:00 


    Causado pela burocracia dos órgãos de defesa do patrimônio imóvel, o ‘jogo de empurra’ vai provocando a destruição de um dos símbolos de Caetité
    Dom Pedro II, último monarca brasileiro, gostava de trazer inovações estrangeiras para o então Brasil Império. O imperador apreciava artes, cultura e tecnologia. Por iniciativa própria, trouxe para o Brasil o telégrafo sem fio, criado por Samuel Morse, e o telefone, recém-inventado por Alexander Graham Bell – que, por incrível que pareça, tornou-se amigo de Dom Pedro II quando este esteve em Paris e conheceu o invento e seu inventor, numa feira na capital francesa. Mas a paixão de Dom Pedro II era a Astronomia. O imperador chegou a doar equipamentos de seu acervo particular para o Observatório Nacional do Rio de Janeiro. A partir desse gosto por essa ciência, o monarca idealizou uma rede de medição meteorológica em todo o país, para que fosse possível acompanhar as mudanças climáticas brasileiras. Só que a ideia do imperador brasileiro só veio a ser posta em prática no período republicano. E a cidade de Caetité, a 640km de Salvador, foi considerada o lugar ideal para receber um dos pontos dessa rede de medições. A historiadora Vanessa Aguiar à reportagem sobre o surgimento do Observatório de Caetité. “O Observatório Meteorológico de Caetité tem sua origem ainda no Império, quando o então Imperador Dom Pedro II ordena a sua construção, dando continuidade ao seu projeto científico para um melhor registro das alterações climáticas no país. No entanto, sua inauguração só ocorreu no ano de 1908, quando o Brasil já havia se tornado uma República.Com a finalidade de observar as mudanças climáticas do Alto Sertão da Bahia, o Observatório foi inicialmente dirigido pelo casal Ohlsen, Bernardo e Olga, oriundos da Alemanha, que também residiam neste mesmo prédio. Sua localização fica no alto de um morro que está a cerca de 90 metros acima do nível da Praça da Catedral, ponto central da cidade. Hoje, em seu entorno, existe um bairro bem populoso que leva o seu nome. Bastante deteriorado pela ação do tempo, o Observatório Meteorológico de Caetité ainda mantém sua aparência imponente e sua arquitetura quase original. Com exceção do segundo andar da torre, que não existe mais, onde ficava instalado o telescópio”, relata a historiadora. O imóvel, de arquitetura bem eclética, reuniu, naqueles idos, diversos instrumentos importantes para a medição climatológica e de observação celeste. Além de ser um observatório astronômico, o local servia como residência para os funcionários do governo. Quem primeiro residiu no local, como informou a historiadora, foi o casal alemão Bernardo e Olga Ohlsen, enviados pelo então Ministério (para saber mais sobre a presença de alemães em Caetité, veja quadro na pág. XX). Não há registros de quanto tempo permaneceram em Caetité. Sabe-se apenas que ficaram por pouco tempo.
    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Abandono – Mesmo com um passado tão cheio de histórias para contar, o Observatório de Caetité encontra-se, hoje, em estado de abandono. A reportagem não conseguiu autorização oficial para fotografar a parte interna do imóvel, mas pôde entrar e observar para, agora, relatar nestas páginas o que foi visto por lá. Também os funcionários do local, identificados apenas como senhor Nelson e senhor Gero, preferiram não falar. Segundo eles, não havia autorização para discorrer sobre o assunto. Mas eles permitiram a entrada da reportagem – o que possibilitou que a Olhaê pudesse compartilhar estas impressões com o leitor. No interior da casa, foi possível verificar diversos pontos de deterioração. O madeiramento do teto, por exemplo, encontra-se em péssimo estado. Nos cômodos, há muita sujeira – o que indica que há muito tempo não se faz ali um trabalho de limpeza. A escada que dá acesso ao primeiro andar, onde ficavam os instrumentos de medição, está em estado deplorável, com risco de desabamento. Outro ponto observado foram as instalações elétricas, que não oferecem segurança. Já na parte externa, onde não houve limitação ao trabalho de reportagem, as fotos que ilustram estas páginas falam por si. Na parte dos fundos, encontra-se o parque de medição que fornece dados para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), autarquia ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. ‘Parou por aí’ – O professor universitário Sebastião Carvalho, ex-secretário de Cultura de Caetité, diz que, enquanto ocupou a secretaria (2012 A 2016), buscou formas de tentar salvar o prédio, porém sem sucesso. “Quando do governo do então prefeito Ricardo Ladeia, André Kohene, que é advogado e foi secretário de Cultura naquela época, criou a Lei de Tombamento, visando que alguns imóveis fossem tombados a nível municipal. Inclusive, a lei foi criada pensando nisso e, em especial, no caso do Observatório”, informa Carvalho. “Estivemos em Salvador em 2015 e entregamos um ofício para uma deputada que, de pronto, enviou uma equipe do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural [Ipac], que veio e fez todos os levantamentos necessários. Só que parou por ai”, disse o professor. Segundo Carvalho, o problema todo esbarra em uma única questão: quem responde pelo Observatório? “Estivemos em Brasília e ninguém dá conta disso [o Observatório]. O problema é que o antigo Ministério que era responsável pelo Observatório foi incorporado a outro. Ninguém sabe quem é que responde legalmente pelo prédio do Observatório. Na verdade, o Observatório é uma caixa–preta. Fica uma pergunta: quem é o “dono” por assim dizer, do prédio do Observatório? Se conseguirmos desvendar esse mistério, com certeza salvaremos o Observatório”, enfatiza o ex- secretário. A Prefeitura Municipal de Caetité afirma que existe um responsável. “O prédio pertence à União. O Observatório é de responsabilidade do Instituto Nacional de Meteorologia, atrelado ao Ministério da Agricultura”, defende Luiz Benevides, atual superintendente de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Caetité. “Eles têm ciência da situação do prédio, porém não se manifestam. Infelizmente, a prefeitura se encontra de pés e mãos atadas, pois não se pode fazer nenhuma intervenção no prédio sem a devida autorização da União. Só para ter uma ideia, até para nós entrarmos no prédio foi necessária uma autorização. O que a prefeitura pode fazer, atualmente, é só a capina no terreno ao redor do prédio. E só”, conta Benevides. O superintendente informa ainda que o processo de tombamento do prédio do Observatório já vem ocorrendo há quase vinte anos, desde a gestão do falecido ex-prefeito Ricardo Ladeia. “O processo de tombamento é uma coisa demorada e vem acontecendo desde que André Kohene era secretário de Cultura de Caetité, há um bom tempo. Desde que eu cheguei à Secretaria de Cultura, estamos lutando para que isso venha a acontecer, pois todos em Caetité sabem do estado em que está o imóvel. Tentamos diversas vezes entrar no local para realizarmos uma limpeza, mas, infelizmente, o 4º Distrito Meteorológico [4°Disme], não autorizou nossa entrada. No local, nós encontramos muita sujeira. É triste ver um pedaço da nossa história se acabando com o tempo e sem nos permitirem fazer nada. Quem sabe já foi feito o tombamento e o documento que assegura isso possa estar em alguma gaveta, esquecido”, lamenta Benevides. Segundo o superintendente de Patrimônio, o Ministério da Agricultura já foi informado pela Prefeitura sobre o prédio, mas não deu nenhum tipo de resposta. A mesma reação é atribuída por Benevides ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Parece que, para eles, este prédio não existe. O Iphan desconhece a existência do prédio.Já acionamos o Ministério Público diversas vezes, inclusive alertando para a possibilidade de um desabamento do imóvel, que está em situação ruim. O que sabemos a respeito do imóvel é que hoje, apesar de pertencer a União, ele está sob a tutela do Governo do Estado da Bahia, que, inclusive, também não pode fazer nada. A Prefeitura de Caetité tem todo interesse em incorporar o prédio ao patrimônio municipal. Inclusive, a Uneb tem um projeto que visa transformar o local num Centro de Pesquisas e espaço de cultura para a comunidade caetiteense”, conta Benevides.
    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    ‘Burocracia’ – Ficou evidente a falta de interesse dos órgãos Federal e Estadual que cuidam do patrimônio imóvel, quanto à restauração do velho Observatório. Eis o que disse o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) num ofício enviado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Caetité, em novembro de 2016: “O referido imóvel não é tombado individualmente pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e não se encontra em poligonal de preservação delimitada por esse Instituto. Tampouco, localiza-se em Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e Urbanístico sob salvaguarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”. A Benevides, resta lamentar a aparente falta de entendimento entre os órgãos gestores a respeito da manutenção do Observatório e de outros imóveis históricos. “Lamentamos que a população de Caetité não entenda que o abandono do Observatório não é culpa da Prefeitura. O mesmo caso se aplica à Igreja de São Benedito. No caso da Igreja, a prefeitura apenas dá o suporte necessário, porém o Ipac não permite que seja feita a restauração por parte da Diocese, detentora do imóvel, que enseja há muito tempo ver a Igreja secular restaurada. Infelizmente, é um processo delicado e trabalhoso. Às vezes, o processo burocrático impede que trabalhemos nestes casos com total efetividade”, conclui. Outro alemão em Caetité: Walter Dreher, benfeitor do hospital: ‘Ele não foi um padrinho, foi um padrão’, diverte-se doutor Zequinha. Por falar em história, registre-se que a presença de alemães em Caetité não se restringiu ao casal de astrônomos residentes do Observatório, Bernardo e Olga Ohlsen. Além deles, a memória do município abriga outro personagem de origem germânica, chamado Walter Dreher. Ele chegou à cidade enquanto ocorria, na Europa, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Dreher permaneceu em terras caetiteenses por muitos anos, mesmo após o fim do conflito. A ligação com o lugar levou-o a se tornar um dos benfeitores do atual Hospital Santana de Caetité. Segundo o médico José de Carvalho Costa (), o seu pai, João de Carvalho Costa, foi um grande amigo de Dreher. Costa, popularmente conhecido como “doutor Zequinha”, também foi contemporâneo do alemão e chegou a mantê-lo sob seus cuidados médicos. É ele quem relembra a passagem de Dreher pela cidade. “Walter Dreher tinha um garimpo em Brejinho das Ametistas [distrito de Caetité, distante 27km da sede]. Ao que me parece, ele representava uma companhia alemã de exploração de pedras preciosas lá em Brejinho. Durante a Segunda Guerra, corria no Brasil uma onda de confisco de bens dos alemães e, com isso, Dreher passou todos os seus bens para o nome do meu pai. Passada a guerra, meu pai devolveu a titularidade dos bens para seu legítimo dono”“Depois de muito tempo, Walter começou a ficar doente e resolveu voltar para a Alemanha. Isso por volta de 1970. Eu tratei de Walter por muito tempo. Ele retornou para a Alemanha, mas sempre voltava a Caetité. Numa de suas vindas, relatei para ele a situação do hospital de Caetité e ele resolveu ajudar. Ele voltou para a Alemanha e pensei que ele tinha esquecido. Certo dia, recebi uma ligação do gerente do Banco do Brasil me informando sobre uma grande quantia destinada ao hospital, em meu nome, pois era diretor do hospital naquela época. Eu perguntei quanto era. O banco me informou que eram 300 mil marcos e o depositante era Walter Dreher. A estrutura que o Hospital Santana de Caetité possui, devemos enormemente ao grande amigo Walter Dreher. Ele não foi um padrinho, foi um padrão”.

  • Júnior Brumado, do Bahia, é vendido a clube dinamarquês por R$ 9,5 mi

    Foto: Felipe Oliveira | EC BahiaFoto: Felipe Oliveira | EC Bahia
    Por Lara Ferreira 

    30/01/2019 - 18:00 


    Em caso de transferência futura, o tricolor ainda recebe 15% do valor
    O Bahia divulgou, no fim da tarde de hoje (30), que o centroavante Júnior Brumado foi vendido ao Midtjylland, atual campeão dinamarquês, em uma transação de R$ 9,5 milhões. No acordo, foi definido que, caso o jogador seja transferido futuramente pelo clube da Dinamarca, o tricolor baiano ficará com 15% do valor da venda. Júnior Brumado, de 19 anos, foi formado na divisão de base do Bahia. Ele vestiu a camisa do Esquadrão em 36 jogos e marcou cinco gols. No ano passado, foi convocado duas vezes para a seleção brasileira Sub-20.

  • Homem invade clínica e furta aparelho celular no centro de Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    30/01/2019 - 14:30 


    As câmeras do circuito de videomonitoramento de uma clínica odontológica, situada na Rua Rui Barbosa, no centro de Guanambi, registraram o momento em que um homem alto, negro, que usava camisa colorida e bermuda, furtou um aparelho celular, modelo Samsung J2 Prime, de cor preta, na manhã desta quarta-feira (30), por volta das 8h50. Assim que entrou no local, o homem percebeu que não havia ninguém na recepção e aproveitou-se deste momento para furtar o aparelho. Em seguida, ele foge. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Sudoeste Bahia, o caso foi registrado na tarde de hoje na sede da Delegacia Territorial de Guanambi. A Polícia Civil investiga o caso. Veja o vídeo:

  • Devido a falta de chuvas, nível do Rio São Francisco baixa e bancos de areia começam aparecer

    Foto: José Hélio | Notícias da LapaFoto: José Hélio | Notícias da Lapa
    30/01/2019 - 14:11 


    Devido ao longo período de estiagem que atinge a região de Bom Jesus da Lapa, o nível de água do Rio São Francisco tem baixado consideravelmente, deixando aparentes bancos de areia. Cabe lembrar, porém, que no início do mês de janeiro, o Rio chegou a aumentar 4 metros acima do nível normal com as chuvas daquele período. Em entrevista ao Site Notícias da Lapa, Maria Alice Alves, responsável pelas leituras para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, relatou que embora o nível do rio tenha subido no início do ano, a falta de chuvas tem feito baixar rapidamente.

Nenhum comentário: