terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Fim de linha: Homens que atacaram escola são mortos no Ceará

  • Dois homens suspeitos de terem participado do ataque contra uma escola no município de Quixadá foram mortos em confronto com policiais Comando Tático Rural na manhã desta terça-feira (22). Na madrugada de terça, a escola do distrito de Junco, foi incendiada. Uma sala de aula ficou parcialmente destruída. Segundo o vigilante do local, seis homens chegaram em três motocicletas, jogaram combustível em uma das salas, atearam fogo e fugiram. Os moradores da vizinhança ajudaram para evitar que as chamas se alastrassem. Equipes das Polícias Civil e Militar realizaram buscas na área para localizar e prender os autores do ato criminoso. Desde o dia 2 de janeiro, quando começaram as ações criminosas, ocorreram 232 ataques contra ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios em 50 dos 184 municípios cearenses. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará confirmou que 411 pessoas foram detidas por envolvimento nas ações criminosas. O Governo disponibilizou um número de WhatsApp para o qual as pessoas podem enviar informações, áudios, fotos e vídeos que levem à captura de criminosos. O número é (85) 98969.0182. As denúncias também podem ser feitas por meio do telefone 181, o Disque-Denúncia. 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Confirmada a apresentação em 2019 de Fann Estourado no Programa Raul Gil do SBT

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    22/01/2019 - 10:00 


    O artista e cantor brumadense Fann Estourado que vem tendo uma grande ascensão em sua carreira, vem se destacando por onde tem se apresentado pela qualidade musical, carisma e pela sua grande presença de palco. Com um repertório atualizado e uma banda composta por profissionais musicais muito competentes, ele tem uma projeção muito positiva para este ano de 2019, tanto que sua agenda já está bem preenchida, sendo que um desses compromissos tem um significado muito especial, já que dará visibilidade em esfera nacional que é a participação do cantor num dos programas musicais mais conceituados da televisão brasileira que é o Programa do Raul Gil, que é veiculado pelo SBT, que enviou comunicado ao artista confirmando a sua presença. Além da grande audiência e credibilidade, Raul Gil é conhecido por revelar grandes talentos da música brasileira, o que dinamiza ainda mais a participação de Fann, que fez questão de ressaltar que “será de grande importância, não só para mim, mas para a música brumadense, então é um grande motivo de comemoração para a minha carreira que vem sendo construída com muito trabalho e fé em Deus” e ainda complementou que “estou muito feliz com essa grande oportunidade e pela realização de um sonho. Em breve estaremos  divulgando a data e o horário que o programa irá ao ar”.

  • Flávio Bolsonaro propôs homenagem a acusado de comandar milícia e empregou mãe de outro investigado

    Foto: Divulgação | AlerjFoto: Divulgação | Alerj
    Por Alexandre Galvão 

    22/01/2019 - 09:30 


    Pereira foi um dos alvos da operação Os Intocáveis, acusado de ser um dos líderes de uma milícia na capital carioca
    Senador eleito pelo Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PSL) propôs homenagem a Ronald Paulo Alves Pereira, preso hoje por suposto envolvimento com milícias no Rio de Janeiro. Pereira foi um dos alvos da operação Os Intocáveis, acusado de ser um dos líderes de uma milícia na capital carioca. Na justificativa da moção 3180/2004, de março de 2004, Flávio Bolsonaro cita uma operação policial realizada no Conjunto Esperança, no Complexo da Maré, naquele ano, que resultou na morte de um líder do tráfico e na apreensão de armamento e munição. As informações são do UOL. Além do suposto chefe do crime, Flávio empregou também a mãe de outro envolvido nas investigações, a mãe de um dos milicianos procurados pela polícia na operação Os Intocáveis, o Capitão Adriano, foi lotada no gabinete de Flávio Bolsonaro, diz o G1. Raimunda Veras Magalhães aparece no relatório do Coaf como uma das remetentes de depósitos para Fabrício Queiroz.

  • Idoso é encontrado morto dentro de cisterna na zona rural de Carinhanha

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    22/01/2019 - 09:00 


    Na noite de segunda-feira dia (21), Joaquim Moreira Rodrigues, 66 anos, foi encontrado morto dentro de uma cisterna de aproximadamente 12 metros de profundidade, na fazenda Larguinha, próximo a comunidade de Feirinha Santa Luzia, zona rural de Carinhanha. De acordo com informações do site Alerta Bahia, obtidas através de familiares, a suspeita é que o idoso estaria pegando água quando passou mal e caiu no interior da cisterna, vindo a óbito posteriormente. Ao ser localizado por populares, ele foi retirado do local com a utilização de uma corda e gancho. O corpo foi removido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o IML de Guanambi.

  • Igaporã: Polícia Militar recupera moto furtada e detém suspeitos do crime

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    22/01/2019 - 08:00 


    Durante atividade no município Igaporã, por volta das 17h, de segunda-feira (21), políciais da 94ª CIPM lotados em Tanque Nove e Igaporã, foram informados sobre o fato de uma motocicleta estar escondida em um matagal as margens da BR-430, sentido Caetité. Após levantamentos, foi descoberto que o veículo teria sido furtado na madrugada do último domingo (20), em Igaporã, os autores seriam Edcarlos Rodrigues Neves e Glauber Silva Lopes, vulgo Gal, e os mesmo teriam abondonado a moto há poucos instantes. Foram realizadas rondas na região e os suspeitos localizados. Os indivíduos foram apresentados à Delegacia Territorial de Guanambi, juntamente com a motocicleta – Honda CG 150 Fan ESI, placa EWH- 6269. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, os acusados já possuem diversas passagens criminais por furto. 

  • Após movimentações suspeitas, Flávio Bolsonaro muda estratégia de comunicação

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    22/01/2019 - 07:00 


    Segundo a Coluna do Estadão, o senador eleito foi lembrado de que pode ser levado ao Conselho de Ética, por já estar diplomado
    O senador eleito Flávio Bolsonaro tem sido aconselhado por aliados a não dar mais detalhes sobre a sua movimentação bancária, de acordo com informações da Coluna do Estadão. O filho do presidente Jair Bolsonaro foi advertido de que já está diplomado como senador, e por essa razão, qualquer contradição poderá levá-lo ao Conselho de Ética. Mentir é um dos motivos de cassações de mandatos. Flávio ainda foi lembrado de que Renan Calheiros se complicou ao mostrar recibos para justificar pagamentos no caso Mônica Veloso. Na ocasião, Renan renunciou à presidência do Senado e levou 11 anos até ser absolvido. Segundo um amigo da família Bolsonaro, Flávio é considerado o mais ponderado dos filhos do presidente. O problema seria o entorno dele. Por isso, a estratégia de comunicação será mostrar que seguir os mais radicais pode ser um tiro no pé.

  • Matrículas na rede estadual de ensino começam hoje

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Daniel Brito 

    22/01/2019 - 07:00 


    O procedimento poderá ser realizado das 8h às 20h, até o dia 29 de janeiro, presencialmente em qualquer colégio ou pela internet
    Começam hoje (22) as matrículas nos colégios da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2019. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o procedimento poderá ser realizado das 8h às 20h, até o dia 29 de janeiro, presencialmente em qualquer colégio ou pela internet. Na primeira etapa, haverá a transferência entre os estudantes que já fazem parte da rede. Para fazer o procedimento através da internet, deverá ser usado o Código de Matrícula recebido na escola de origem, ou, ainda, se dirigir a qualquer escola estadual. O mesmo vale para o estudante cuja escola de origem não oferecerá a série subsequente. Para a matrícula presencial, os documentos são: histórico escolar ou atestado de escolaridade, com validade de 30 dias, fotos, originais e cópias da identidade, CPF e comprovante de residência. Já amanhã (23) e quinta-feira (24), a matrícula será para os concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. Segundo a SEC, o ano letivo está previsto para começar no dia 11 de fevereiro e para terminar no dia 16 de dezembro.

  • Mais de 10 mil candidatos participam do Vestibular da Uesb

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    21/01/2019 - 19:00 


    Terminou nesta segunda (21) mais um edição do Vestibular da Uesb, principal forma de ingresso em cursos de graduação. Ao todo foram dois dias de provas, quando os candidatos responderam 85 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da Redação. Neste ano, segundo as informações divulgados, o Vestibular Uesb terminou com uma redução significativa no índice de abstenção na realização de provas. Em 2018, 33% dos candidatos inscritos não comparecem ao exame. Nesta edição, o percentual caiu para 16,58%. Ou seja, dos 13464 que se inscreveram, 2233 não realizaram as provas. Nesta edição do processo seletivo, 944 profissionais participaram de forma direta da organização do Vestibular, entre fiscais, ledores, intérpretes, coordenadores, jornalistas, equipe de apoio, além de funcionários da empresa contratada. O resultado do Vestibular da Uesb está previsto para ser divulgado em fevereiro.

  • Uneb divulga resultado do vestibular 2019

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    21/01/2019 - 19:00 


    Foi divulgada, na tarde desta segunda-feira (21), pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), o resultado do vestibular 2019. A lista dos candidatos aprovados está disponível no site do processo seletivo. O edital de matrícula e demais informações para as próximas etapas do candidatos aprovados também pode ser consultado no site do vestibular 2019. Foram oferecidas 4.074 vagas, distribuídas em cursos de graduação presencial disponíveis nos campi de 25 cidades baianas.

  • Aplicativo de transporte similar ao Uber entrará em operação em Guanambi

    Foto: Reprodução | InstagramFoto: Reprodução | Instagram
    21/01/2019 - 18:00 


    Atualmente operando em Montes Claros, Janaúba, Pirapora, Curvelo, Patos de Minas, Paracatu, Uberlândia, João Pinheiro e Unaí e ainda nos municípios de Parobé, Taquara e Igrejinha, no Rio Grande do Sul, o RYD Brasil, aplicativo de transporte similar ao Uber irá funcionar em Guanambi. A empresa anunciou em sua página no Instagram que irá começar a operar em Guanambi no dia 1º de fevereiro. “A primeira cidade da Bahia é Guanambi, recentemente fomos convidados a entrar na cidade Vitória da Conquista, escolhemos Guanambi, pois está virando um Polo Universitário”, explica Ricardo Odon, sócio fundador do RYD. O pagamento da viagem pode ser feito com cartão de crédito ou em dinheiro. Os motoristas interessados devem baixar o aplicativo exclusivo, realizando o cadastro e enviando fotos dos documentos e do veículo. A empresa diz ainda que realiza uma vistoria presencial nos veículos antes de autorizar o uso do aplicativo.

  • Vandalismo em complexo eólico pode causar acidentes

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    21/01/2019 - 13:00 


    Diante de atos de depredação no complexo eólico Alto Sertão II, localizado nas cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, após comunicar as autoridades competentes para apuração e identificação dos vândalos, AES Tietê, operadora do parque, alerta para os perigos da rede elétrica. Periodicamente, a empresa promove campanhas de segurança tanto para funcionários diretos e indiretos de suas operações como também para as comunidades do entorno com o objetivo de conscientizar quanto aos riscos de acidentes. “O vandalismo em nosso empreendimento foi uma ação isolada, que vêm sendo investigada pela polícia. Reforçamos a segurança dos parques, para que casos como este não voltem a ocorrer. Mas enxergamos a necessidade de informar sobre os riscos do contato ou proximidade com áreas energizadas”, explica Paulo Milton, Gerente de Gestão de Ativos Eólicos da AES Tietê. Acidentes com energia elétrica são a causa de muitas fatalidades no país e o que causa estes acidentes costuma ser, geralmente, imprudência ou desconhecimento de procedimentos básicos de segurança. Para a empresa, construir um ambiente seguro depende da colaboração de todos. O complexo eólico Alto Sertão II abrange grande extensão das cidades e pode representar perigo devido à alta tensão. No território há áreas energizadas, como as subestações e redes elétricas. É imprescindível respeitar a sinalização para não colocar vidas em risco. Somente pessoas autorizadas podem acessar as subestações. Profissionais da empresa e fornecedores devem estar sempre identificados com crachá. A empresa pede que os moradores ao avistar alguma movimentação que julguem suspeita no entorno do parque informem a empresa pelos telefones 77 99963-5443 e 77 99936-1433 ou email [email protected]Sobre a AES Tietê - A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há quase 20 anos. Possui 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia, e, recentemente, concluiu a aquisição do Complexo Solar Guaimbê, em São Paulo. A empresa também possui em seu portfólio de ativos o Complexo Solar Ouroeste, em construção. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia. 

  • Prefeito em exercício assina Decreto Municipal que regulamenta os serviços de esgotamento sanitário em Guanambi; tarifa de esgoto é taxada em 40%

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    21/01/2019 - 13:00 


    Recentemente, o Juiz Almir Edson Lélis Lima, 2ª Vara dos Feitos Cíveis da Comarca de Guanambi, não acatou o pedido do Ministério Público, que requereu, através de Ação Civil Pública, contra o município de Guanambi e a Embasa, que cobrança da taxa de esgoto no percentual de 80%, seja de acordo com a aplicação da Lei municipal 990/2015 que reduz à metade a cobrança da tarifa. Na sentença, o magistrado condenou o município a regulamentar em até 180 dias através de decreto, a Lei municipal 990/2015 e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Nesta segunda-feira (21), o Prefeito em exercício, Hugo Costa, promoveu o ato de assinatura deste decreto, em evento realizado no Gabinete Municipal. “Estou muito feliz em assinar este decreto hoje, pois fui autor da lei dos 40% como vereador, junto com o vereador Loló, e hoje faço a regulamentação desta lei. Agora esta novela em relação a Embasa acaba e de fato as pessoas serão contempladas, poderão pagar a taxa de 40%. Informaremos a Justiça e a Embasa, para que se cumpra a taxa de 40%, diferenciando as pessoas que tem tarifas sociais. Ou seja, a tarifa pode ser menor para pessoas de baixa renda. Será um benefício para toda a população, os pequenos empresários, como por exemplo, donos de restaurantes que tivemos conhecimento que estariam com dificuldade em pagar o custo da água anexado a taxa de esgoto. Este decreto melhora como um todo a vida das pessoas de Guanambi. Lembramos que a responsabilidade da ampliação e instalação da rede de esgoto é da Embasa e nós estremos cobrando da concessionaria ara que amplie o serviço em Guanambi”, disse Costa em entrevista ao Sudoeste Bahia,

  • Resultado do Vestibular UNEB 2019 será divulgado nesta segunda (21)

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    21/01/2019 - 09:00 


    A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) informa que, de acordo com a Associação Instituto Consultec de Educação e Pesquisa (AIETEC), empresa responsável pela seleção, o resultado do Vestibular 2019 será divulgado até às 18h da próxima segunda-feira (21), no site do processo seletivo. A universidade salienta que não há mudança no cronograma previamente divulgado pelo edital de seleção, já que no Anexo II do documento, onde estão registradas as etapas do processo consta que a divulgação dos resultados finais seria realizada “a partir de 18/01/2019”.

  • Sisu abre inscrições na terça

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Aline Reis 

    21/01/2019 - 08:00 


    Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.
    O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições nesta terça-feira (22) e traz novidades. Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Enem para ingressar em instituições públicas. As inscrições para o Sisu podem ser feitas até sexta-feira (25). O resultado será divulgado no dia 28. A matrícula dos selecionados deve ser feita do dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro. Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Logo na inscrição é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa. A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

  • Caculé: Homem é encontrado morto em apartamento

    Foto: Reprodução | Informe CidadeFoto: Reprodução | Informe Cidade
    21/01/2019 - 08:00 


    Um homem de aproximadamente 42 anos foi encontrado morto na manhã deste domingo (20) no apartamento em que morava, localizado na Praça da Feira em Caculé. Aquiles Júnior de Pina (Qiqiu de Pina) morava só. Ainda não há informações sobre as causas da morte, mas de acordo com o site Informe Cidade, o homem estava desacordo, deitado na cama, e não apresentava sinais de violência. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) esteve no local e constatou o óbito. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde será feita e autopsia. “Qiqiu” era filho do ex-empresário Pina, morto há aproximadamente um ano. Ele era solteiro e não tinha filhos.

Nenhum comentário: