quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Divulgada a concorrência do Vestibular Uesb 2019


  • Foto: Divulgação | Ascom UesbFoto: Divulgação | Ascom Uesb
    09/01/2019 - 12:00 

    Falta pouco para ter início o Vestibular 2019 e a Uesb, por meio da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), acaba de divulgar a concorrência do processo seletivo deste ano. Para conferir as informações sobre cada curso, acesse aqui. São 1.186 vagas distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Nesta edição, os cursos mais concorridos são Medicina, em Vitória da Conquista; Medicina, em Jequié; Odontologia; Direito; e Psicologia. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Vestibular. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Copeve pelo telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié; e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; ou pelo e-mail [email protected]

     

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • Após 'geladeira', Eures Ribeiro tentará cadeira na Assembleia

    Foto: Reprodução | Tácio MoreiraFoto: Reprodução | Tácio Moreira
    Por Matheus Simoni 

    09/01/2019 - 11:00 

    Presidente da UPB, ele foi deputado pelo PV entre 2011 e 2012 até renunciar ao mandato para assumir o cargo de prefeito do município de Bom Jesus da Lapa
    O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD-BA), tentará se eleger como deputado estadual Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) depois de cumprir o mandato no Executivo. Em entrevista hoje (9) na Rádio Metrópole, durante o Jornal da Bahia No Ar, ele declarou que vai ficar um tempo "na geladeira" após deixar a prefeitura para buscar o cargo em 2022. Eures Ribeiro foi deputado pelo PV entre 2011 e 2012, até renunciar ao mandato para assumir o cargo de prefeito do município de Bom Jesus da Lapa. "Acho que temos que fazer uma autocrítica de nós mesmos. Primeiro fui deputado para depois ser prefeito. Eu era mais um pé em Bom Jesus da Lapa do que aqui na Assembleia. O deputado é de um estado todo. Não acho que fui um bom deputado estadual. Acho que tenho que voltar para cumprir um bom papel e os compromissos para com a Bahia", afirmou Eures.

  • Eures faz coro por candidatura de Otto ao governo em 2022

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Matheus Morais 

    09/01/2019 - 09:00 

    "Mas, é um grande quadro, creio que um futuro promissor se reserva a Otto", disse o prefeito de Bom Jesus da Lapa
    O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), que foi reeleito nesta terça-feira (8), defendeu a candidatura do senador e presidente estadual do seu partido, Otto Alencar, ao governo do estado em 2022. “É o líder em nosso partido. Admiro muito ele pela postura. Não é uma pessoa de enfrentamento, é uma pessoa muito leal e fiel, já se mostrou muito leal e fiel nos últimos pleitos na Bahia. Ele é muito comedido, a postura dele eu acho correta. Mas, é um grande quadro, creio que um futuro promissor se reserva a Otto”, disse em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (9). “Tenho o orgulho de ser liderado por Otto, ele tem uma frase que muitos copiam: nada resiste ao trabalho. Quando assumimos uma função pública, o reconhecimento vem natural. Não precisa forçar a barra”, completou.

  • Homem morre após troca de tiros com a polícia em Brumado

    Foto: Reprodução | Blog do Léo SantosFoto: Reprodução | Blog do Léo Santos
    09/01/2019 - 09:00 

    Na noite de terça-feira (08/01), uma guarnição Cipe Sudoeste, em apoio à guarnição PETO da 34ª CIPM, realizava patrulhamento tático no município de Brumado, quando recebeu informações de que um indivíduo estaria realizando vários assaltos no trecho do anel rodoviário da BA-262 e a BR-030. O suspeito foi identificado como Joab dos Santos Silva, 31 anos, vulgo ‘Chorão’ e um cerco montado em torno da residência onde estava, no Bairro Irmã Dulce. Ao perceber a presença da polícia, Chorão fugiu pulando vários muros, e em uma casa no mesmo quarteirão efetuou disparos em direção aos policiais, que reagiram e acabaram alvejando-o. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mas não resistiu e veio à óbito. Um comparsa que atuou com Chorão durante a ação fugiu e segue sendo procurado. De acordo com informações da polícia, Chorão tinha várias passagens na delegacua por diversos crimes.

  • Aliados se alarmam com erros e recuos no governo Bolsonaro

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    09/01/2019 - 07:00 

    Na avaliação dos dirigentes, caso o presidente não "arrume a casa", poderá encontrar na volta do recesso um Congresso disposto a apostar na desorganização para extrair vantagens
    Dirigentes de legendas alinhadas ao governo de Jair Bolsonaro estão assustados com a sequência de informações desencontradas, recuos e notícias desfavoráveis a integrantes da nova gestão. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a avaliação é de que os nomes do primeiro escalão abusam do direito de errar e que, caso o presidente não tente "arrumar a casa", poderá encontrar na volta do recesso um Congresso pouco simpático, disposto a apostar na desorganização do governo para extrair vantagens. Na última semana, o presidente anunciou aumento do IOF, revisão da tabela do imposto de renda e uma idade mínima para a reforma da Previdência, sendo desmentido pela equipe, que chegou a aconselhar que ele evite temas econômicos em suas falas. Em seguida, Bolsonaro recuou sobre a possibilidade de o país abrigar uma base militar americana. As "cerejas do bolo" foram as notícias de que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, usou notas fiscais sequenciais emitidas pela empresa de um amigo para solicitar verba indenizatória da Câmara, e a promoção obtida pelo filho do vice-presidente Hamilton Mourão no Banco do Brasil.

  • Homem com passagens por vários crimes é morto a tiros em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    08/01/2019 - 23:15 

    O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde será necropsiado.
    Um homem de 20 anos foi morto a tiros em Guanambi, na noite desta terça-feira (08). Conforme o registro policial, José Henrique Ribeiro de Souza, vulgo “Morgado”, estava na rua A, no bairro Renascer II, quando homens armados chegaram e dispararam várias vezes. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceu ao local e constatou o óbito. A perícia da Polícia Civil também atendeu à ocorrência e encontrou diversas cápsulas de pistola calibre 9mm deflagradas. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde será necropsiado. Esse é o primeiro homicídio do ano registrado em Guanambi. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a principal suspeita é de que o crime tenha sido motivado por acerto de contas, já que o homem morto tinha uma longa ficha criminal, com passagens por crimes de furto, homicídio, receptação, tráfico de drogas e agressão. Nenhum suspeito foi encontrado até o momento. Quem tiver informações que ajudem na apuração pode repassar, de forma anônima, pelo telefone da Polícia Militar, 190, ou pelo 197 da Polícia Civil.

  • Carinhanha: Polícia intimará prefeito Piau para depor sobre ataques à Chica do PT

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    08/01/2019 - 23:00 

    A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), através da Polícia Civil, intimará o prefeito Geraldo Pereira Costa (Piau) a depor sobre os crimes contra honra da ex-prefeita de Carinhanha, Chica do PT, cometidos através de veículo de comunicação. Acusado de calúnia e difamação, Piau, pela atual condição de prefeito, deverá prestar depoimento na capital. O comerciante Claudionor Messias de Brito (Nô de Joaquim de Te) também será intimado em Carinhanha para responder sobre ofensas feitas através do aplicativo de mensagens Whatsapp. A celeridade nas investigações é fruto do empenho do secretário da SSP-BA, Maurício Barbosa, que tomou conhecimento dos fatos em audiência solicitada pela secretária de Política para Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira. A ex-prefeita e testemunhas arroladas nos processos foram ouvidas nesta terça-feira (08), pelo titular da 22ª Coordenadoria Regional da Polícia do Interior (Coorpin), delegado Clécio Magalhães, em Guanambi. Entenda o caso: No último dia 19 de novembro de 2018, em entrevista ao vivo em rádio local, o prefeito de Carinhanha, Geraldo Pereira Costa (Piau), acusa a ex-prefeita da cidade, Chica do PT, de desvio de verbas e má conduta durante seu período de gestão. Dias após, o comerciante Claudionor Messias de Brito, conhecido como Nó de Joaquim de Te, no grupo de Whatsapp   “Carinhanha em Debate”, divulgou áudios que ofendiam a honra de Chica e de familiares, usando palavras de conteúdo sexual, misóginas e machistas. Os fatos foram registrados na delegacia do município de Carinhanha, no último dia 30 de novembro. Desde então, a ex-prefeita, tem acionado os órgãos de proteção e direitos da mulher, com apoio da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Redes de Enfretamento à Violência contra Mulher e Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM-BA).

  • Bolsonaro deve liberar posse de arma até 22 de janeiro, diz Mourão

    oto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasiloto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    Por Lara Ferreira 

    08/01/2019 - 18:00 

    O presidente deve assinar o decreto antes de comparecer ao Fórum Econômico Mundial
    O presidente Jair Bolsonaro pretende assinar nos próximos dias o decreto que libera a posse de arma de fogo a todas as pessoas sem ficha criminal do Brasil. A informação é da Folha de S. Paulo. De acordo com o jornal, a intenção é de que a medida entre em vigor antes que Bolsonaro se ausente para participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 25 deste mês. A informação foi confirmada à Folha pelo vice-presidente, Hamilton Mourão. “Ele deve implementar, com certeza, antes da viagem”, garantiu. Para a assinatura do decreto, Bolsonaro deve realizar cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de parlamentares favoráveis à liberação. 

  • Vitória da Conquista: Justiça suspende liminar e permite concessão do novo aeroporto

    Foto: Ascom | SeinfraFoto: Ascom | Seinfra
    Por Juliana Almirante 

    08/01/2019 - 18:00 

    Consórcio VDC Airport venceu licitação pelo valor de R$ 20.094.505, para explorar terminal por 30 anos
    O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, determinou, em decisão publicada nesta terça-feira (8), a suspensão de uma liminar que suspendia a concessão do novo terminal de Vitória da Conquista, o Aeroporto Glauber Rocha, pelo consórcio VDC Airport. A liminar havia sido concedida após mandado de segurança impetrado pelo consórcio Conart – formado pelas empresas Sinart e Costa do Sol – que concorreram, mas não venceram. Depois o governo estadual, por meio da Procuradoria, entrou com recurso para solicitar a suspensão da medida. No pedido de suspensão, o Estado alega que a economia pública está correndo sério risco, “tendo em vista o montante de investimentos do governo federal e estadual no novo equipamento, bem como as despesas com serviços de conservação, energia elétrica, guarda e vigilância da área patrimonial”. O governo ainda sustenta que “a demora na contratação da concessionária para administrar o aeroporto Glauber Rocha poderá provocar um colapso nas operações aeroportuárias da região, com consequências imprevisíveis para a economia do Estado, especialmente para a população da região Sudoeste”. Concessão – O valor ofertado pela concessionária VDC Airport foi de R$ 20.094.505. De acordo com o governo do Estado, a empresa que ganhadora da licitação será responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo terminal pelo prazo de 30 anos. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) é responsável pela construção do equipamento no sudoeste baiano. O investimento total da obra é de R$ 145 milhões, com financiamento dos governos federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), e estadual.

  • Ministro da Infraestrutura anuncia que governo quer privatizar 100 estatais

    Foto: Evaristo Sá | AFPFoto: Evaristo Sá | AFP
    Por Daniel Brito 

    08/01/2019 - 17:00 

    Em entrevista à rádio CBN, Tarcísio Gomes de Freitas disse que as privatizações têm como objetivos reduzir gastos e levantar recursos
    O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou hoje (8) que o governo faz projeções para privatizar ou liquidar cerca de 100 empresas estatais, o que inclui subsidiárias do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Petrobras, além de outras. Em entrevista à rádio CBN, Tarcísio disse que as privatizações têm como objetivos reduzir gastos e levantar recursos, e podem ocorrer durante os próximos meses. Ele afirmou que os planos vão seguir critérios funcionais. “É possível colocar em prática se você pensar que há muitas subsidiárias. Obviamente, a gente está falando não só de privatizações, mas também de liquidação de empresas que não fazem mais sentido. As liquidações vão desonerar o orçamento e vai sobrando dinheiro para investir em outras prioridades.” Ainda segundo o ministro, as negociações com a iniciativa privada para buscar incentivos aos investimentos em infraestrutura no país e priorizar outros gastos com recursos públicos vão ser reforçadas.

  • Bolsonaro não sabia sobre promoção de filho de Mourão

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Marina Hortélio 

    08/01/2019 - 16:00 

    Com a promoção, os vencimentos de Antonio na instituição vão saltar de R$ 12 mil para R$ 36,5 mil
    O presidente Jair Bolsonaro só tomou conhecimento da promoção do filho do vice Hamilton Mourão, Antonio Mourão, quando a informação tornou-se pública. O mandatário assinou a nomeação. Ao passar a ser assessor especial do presidente do BB, Rubem Novaes, os vencimentos de Antonio na instituição vão saltar de R$ 12 mil para R$ 36,5 mil. A nomeação causou mal-estar entre os ministros do governo.

  • Guanambi: UniFG publicou terceira chamada do Vestibular 2019.1

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    08/01/2019 - 16:00 

    A lista dos aprovados em terceira chamada no Vestibular 2019.1 do Centro Universitário UniFG foi publicado no último dia 26 de dezembro pela instituição de ensino. Os aprovados devem realizar a matrícula de 8 a 11 de janeiro de 2019, das 8h às 18h, na Secretaria Geral da UniFG, no campus da Avenida Pedro Felipe Duarte, 4911, Bairro São Sebastião. No ato da matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos: histórico escolar, com certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente; certificado de reservista (no caso de candidato do sexo masculino); cédula de identidade; CPF do aluno; título de eleitor; certidão de casamento ou nascimento; duas fotos 3×4 recentes e um comprovante de residência. Confira a lista dos convocados.

  • PRF apreende carga de cigarros avaliada em quase R$ 2 milhões em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação | PRFFoto: Divulgação | PRF
    08/01/2019 - 16:00 

    Na noite desta segunda-feira (07), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em Vitória da Conquista uma carga de 400 mil maços de cigarro, avaliada em R$ 2 milhões. Segundo informações da PRF, a carga contrabandeada transportada estava em um caminhão Mercedes Bens que foi abordado no pátio do posto de combustível Tabuleiro da Baiana, após denúncia recebida, pelo telefone 191. Durante as fiscalizações, uma pessoa não identificada, que estava próximo ao veículo fugiu no sentido do matagal as margens da rodovia, não sendo possível abordá-lo. Os PRFs examinaram a carga do veículo, constatando que se tratava de 40.000 pacotes de cigarros, de origem estrangeira e de importação proibida. No total foram apreendidos 8 milhões de unidades de cigarro. Além disso, os agentes federais concluíram que os elementos identificadores dos dois Semi Reboques fiscalizados possuíam indícios de adulteração. A carga apreendida e os veículos foram apresentados a Receita Federal do Brasil e a Policia Federal.

  • Preço da gasolina cai 1,38% nas refinarias, anuncia Petrobras

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues 

    08/01/2019 - 15:00 

    A partir desta quarta (9), litro do combustível passará de R$ 1,4537 para R$ 1,4337
    A Petrobras anunciou nesta terça-feira (8) uma redução de 1,38% no preço da gasolina vendida em suas refinarias. O litro do combustível passará a ser comercializado a R$ 1,4337 a partir de amanhã (9), dois centavos a menos do que o preço praticado hoje (R$ 1,4537). Essa é a terceira queda consecutiva do preço do combustível, que começou o ano sendo vendido a R$ 1,5087 por litro. Desde o dia 1º, a gasolina acumula queda de 4,97% no preço nas refinarias da estatal.

  • Caetité: Indústria de água mineral entrará em operação no município nos próximos meses

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    08/01/2019 - 14:00 

    A reportagem do Sudoeste Bahia visitou as instalações da indústria de água mineral que será inaugurada em breve e gerará cerca de 50 empregos diretos
    Caetité sempre gerou grandes riquezas, sejam elas intelectuais ou extraídas da terra. O exemplo de Anísio Teixeira, Waldick Soriano, ametista, manganês, ferro, entre outros. Dessa vez, mais uma riqueza oriunda da terra está prestes a conceder à Caetité, o título de Terra da Água Mineral. Isso mesmo que você leu. Em poucos meses, Caetité passará a fornecer água mineral envasada nos formatos tradicionais para milhares de lares de Caetité e região. O empresário Jurandir Barbosa, conhecido como “Indiano de Brejinho” descobriu em suas terras um grande manancial de água mineral e resolveu investir no segmento, já que o Brasil é o quarto maior produtor de água mineral do mundo e o terceiro que mais consome água engarrafada, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China, respectivamente, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (Abinam).
    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    A indústria de produção de água mineral Inajá possui um espaço construído de quase 6 mil m2, possui seis decks para embarque e desembarque de caminhões, área de envase fechado, refeitório, estacionamento, vestiários, laboratório de análise, depósito, área verde e escritórios. A parte física está toda pronta. Segundo Indiano, o maquinário chega agora em Fevereiro e a previsão de inauguração é para Maio deste ano e foram investidos quase R$ 12 milhões. A reportagem do Sudoeste Bahiaapurou junto ao proprietário que a indústria tem capacidade de envase de 1.700 galões de 20 litros por hora; a linha de descartável, que compreende garrafas de 500 mililitros, 1,5 litros e copos, serão produzidos cerca de cinco mil unidades por hora. O manancial descoberto tem capacidade de vazão de 82 mil litros de água/hora, com água de qualidade ótima (conforme constatado pela reportagem) e certificada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que já emitiu as devidas licenças. O processo é totalmente automatizado, sem nenhuma intervenção humana. Porém, inicialmente, a Inajá gerará cerca de 50 empregos diretos. “Nossa pretensão é oferecer água de qualidade para as distribuidoras para que elas não precisem se deslocar para Salvador, como muitas distribuidoras fazem. Hoje, o que mais pesa é o frete, que infelizmente é colocado no preço final do produto vendido ao consumidor. Só de não precisar se deslocar até Salvador para comprar água mineral, a distribuidora irá ter um menor custo, o que irá baratear o produto”, disse Indiano.
    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Alexandre Moreira, Diretor comercial e de produção da Inajá, informou a nossa reportagem que a tubulação que conduz a água do manancial para a fábrica é em inox sanitário 304 PI-PE (polido internamente – polido externamente), o que garante a qualidade da água levada até ao local de envase. Moreira ainda disse que, junto à bomba de sucção, foi colocado um sistema de luz ultravioleta que mata qualquer bactéria que porventura esteja na casa de proteção do poço. “Quando a Inajá estiver funcionando, estaremos implantando também o sistema de limpeza das tubulações e maquinas por ozônio, que consiste em eliminar qualquer odor e sabor desagradável que venha a aparecer durante o envase.” Alexandre ainda destaca que a Inajá adquiriu todos os equipamentos de última geração e que, os futuros operadores receberão treinamento com os técnicos do fabricante dos equipamentos. Visando garantir a alta qualidade de seus produtos, Moreira disse que “antes de sair da fábrica, todos os lotes produzidos serão analisados por nossos técnicos em laboratório. É uma garantia ainda maior que os nossos produtos são 100% seguros e de qualidade igual a das grandes fábricas do Brasil.” Perguntado se haverá uma expansão em termos de diversificação dos produtos, Indiano diz que, no futuro, existe a intenção de produzir sucos naturais, já que, diferente das outras indústrias que investiram em refrigerantes, “os sucos naturais tem uma boa receptividade no mercado”, finaliza Indiano.

Nenhum comentário: