quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Caso Queiroz: Flávio Bolsonaro recorre ao foro privilegiado no STF


  • Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Matheus Simoni 

    17/01/2019 - 15:00 

    Filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Flavio não é investigado no caso e realizou o pedido para que fosse considerada uma antecipação de foro
    O senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) fez ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de suspensão provisória do procedimento investigatório instaurado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro para apurar movimentações financeiras de Fabricio Queiroz consideradas "atípicas" pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Com isso, o vice-presidente da Corte, Luiz Fux, que está de plantão durante o recesso do Judiciário, determinou que, como ele passará a integrar o Senado neste ano, seria melhor aguardar para o STF decidir o foro adequado para a continuidade da investigação que atualmente está no MP-RJ. O relator do caso, por sorteio, é o ministro Marco Aurélio Mello. No entanto, em razão do recesso do Judiciário, Fux, ministro de plantão, decidiu. O Coaf apontou movimentação de R$ 1,2 milhão em uma conta bancária de Fabricio Queiroz durante um ano sem que houvesse esclarecimento. Filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Flavio não é investigado no caso e realizou o pedido para que fosse considerada uma antecipação de foro. Queiroz chegou a ser convocado duas vezes a depor pelo Ministério Público do Rio, mas não compareceu, sob o argumento de que tem problemas de saúde. Flavio Bolsonaro foi chamado, mas também não se apresentou.

  • Consórcio de Saúde Alto Sertão propõe ao Estado assumir o funcionamento do Hospital Regional de Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/01/2019 - 14:00 

    Em audiência realizada na última quarta-feira (16), em Salvador, com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi debatido o sistema de regulação do Hospital Regional de Guanambi (HRG), sistema este que tem deixado insatisfeitos os prefeitos que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde Alto Sertão. Deste modo, durante o encontro, agendado pelo presidente do consócio, Dorival Barbosa do Carmo, prefeito de Urandi, foi proposto que o consórcio assuma o gerenciamento HRG. Conforme o Folha do Vale, a proposta foi debatida entre os prefeitos, os quais afirmaram ao secretário que pacientes dos municípios consorciados são tratados com desdenho, enquanto o município de Guanambi não passa pela regulação. “Pacientes de outros municípios acabam morrendo na fila da regulação, já Guanambi, usa toda estrutura do Estado e dos municípios pactuados para se beneficiar. Isso não pode acontecer”, disseram os gestores. Em defesa da regulação, Vilas Boas ressaltou que o sistema avançou muito nos últimos anos, mas que a partir do segundo semestre irá melhorar. “Não vamos zerar essa fila, mas vai ficar bem perto. Isso para diversos procedimentos”, disse Villas-Boas. De acordo com o prefeito de Iuiú, Reinaldo Barbosa de Góes, o secretário garantiu que o Estado tem interesse de entregar o Hospital Regional ao Consórcio Interfederativo de Saúde Alto Sertão. “O Estado aceita repassar o Regional para o consórcio, porém precisamos analisar. Agora em fevereiro vamos formar uma comissão para visitar o Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal. Vamos conhecer como funciona, se for viável vamos assumir sim”, afirmou Góes.

  • Guanambi: Idoso morre no HRG após ser atingido na virilha por um coco

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/01/2019 - 13:30 

    O idoso Joaquim de Jesus, 75 anos de idade, morreu na manhã desta quinta-feira (17) no Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde estava internado há 10 dias, em decorrência de ferimento na virilha, ocasionado por um coco. Joaquim residia na Fazenda Alegre, zona rural do município de Condeúba, onde descansava embaixo de um coqueiro, quando ocorreu o acidente. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, um coco acabou desprendendo-se do cacho e atingiu o idoso na virilha. Com fortes dores, ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, em Caculé, de onde foi transferido para o HRG, onde foi submetido a uma cirurgia, devido a rompimento de parte do intestino. Após dias internado ele não resistiu a uma infecção generalizada e veio a óbito. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), de Guanambi onde foram realizados os procedimentos necessários para liberação aos familiares.

  • STF determina suspensão de investigação sobre Queiroz e outros servidores

    Foto: Reprodução | SBTFoto: Reprodução | SBT
    Por Matheus Simoni 

    17/01/2019 - 12:00 

    STF determina suspensão de investigação sobre Queiroz e outros servidores
    O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) declarou hoje (17) que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o procedimento investigatório criminal que apura movimentações financeiras atípicas do ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), Fabrício Queiroz , e de outros assessores da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Em nota, o órgão declarou que a suspensão vai ocorrer “até que o Relator da Reclamação se pronuncie”. O promotor, no entanto, não informou o que motivou a decisão cautelar proferida nos autos da Reclamação de nº 32989. “Pelo fato do procedimento tramitar sob absoluto sigilo, reiterado na decisão do STF, o MPRJ não se manifestará sobre o mérito da decisão”, informou o MP. O policial militar Fabrício Queiroz, ex-assessor do filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Alerj se tornou o principal personagem no caso que trouxe as primeiras dores de cabeça ao novo governo. Nesta semana, de acordo com reportagem do jornal Estado de S. Paulo, movimentações atípicas de Queiroz foram expostas e apontaram uma repetição nas contas bancárias de ao menos outros 28 servidores da Alerj, segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

  • Pindaí: Sócios da APAG denunciam desparecimento de trator e implementos agrícolas

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    17/01/2019 - 09:30 

    Segundo a denúncia, o trator e demais implementos estariam com vereador que também é vice-presidente da Associação dos Produtores de Alho de Guirapá
    Os associados pertencentes à Associação dos Produtores de Alho de Guirapá (APAG) estão indignados com a situação do suposto desaparecimento de um trator e implementos que foram doados à APAG. A redação do Sudoeste Bahia foi procurada na manhã desta quarta-feira (16) e recebeu o relato sobre a situação vivida pelos associados. Em conversa com dois deles, a mesma reclamação por parte de ambos: o sumiço do trator e onde ele pode estar. Um convênio celebrado entre a Bahia Mineração (Bamin) e o governo da Bahia entregou um trator, uma carroceria e um arado para que os sócios pudessem utilizar as máquinas em Guirapá, zona rural do município de Pindaí. Um dos sócios, que preferiu o anonimato, relatou que o trator e os implementos, supostamente se encontram com vereador e vice-presidente da APAG, Charles Plínio e que este, supostamente, estaria usando em serviços particulares. Porém, o mesmo associado também diz não saber do paradeiro do trator, que deveria estar servindo à comunidade. “A denúncia foi a cerca da questão que a associação está desativada e os bens (trator e implementos adquiridos através de uma parceria entre o governo estadual e a BAMIN em 2013) não estão sob (sic) posse de todos os sócios e há uma dificuldade enorme quando alguns sócios procuram o serviço, ou seja, não está totalmente disponível.” Outro associado, também ouvido pela reportagem, disse que precisou “tombar uma terra na semana passada e procurei pelo trator e o arado e ninguém me soube dizer onde estava. Tive que pagar pelo serviço. Queremos que o vice-presidente da associação diga onde foi parar o trator, pois queremos saber. Isso é um absurdo!”. Segundo este mesmo associado o vice-presidente da APAG iria dar uma entrevista a uma rádio de Guanambi, expondo a situação cobrada pelos sócios. Procurado pelo Sudoeste Bahia, Charles disse que “nas últimas reuniões que tivemos ninguém quis ser presidente e o único que aceitou foi (sic) (eu) na condição de que eu fosse o vice e ficasse responsável pela parte burocrática e, dos membros, só eu que tenho habilidade de operação. Mas há algum tempo, o trator estar (sic) parado por conta que muitos dos implementos são específicos pra alho e devido à escassez de chuvas os produtores pararam de plantar” e que “o trator está aqui guardado e em perfeita condições de uso.” Charles conclui dizendo que “indiferente disso, eu tô com os sócios. O que eles quiserem, eu estou com eles.”

  • Vídeo sobre desperdício de água em reservatório da Embasa em Guajeru gera polêmica

    Foto: Reprodução | FacebookFoto: Reprodução | Facebook
    17/01/2019 - 09:00 

    O vereador do município de Guajeru, Nilson Mesquita (MDB) compartilhou em redes sociais um vídeo que retrata o desperdício de água potável em um reservatório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O caso teve grande repercussão, e o assessor de comunicação do município defendeu a Administração Municipal atacando o vereador. De acordo com informações obtidas peloSudoeste Bahia, o caso acabou gerando do edil um registro de ocorrência na Delegacia Territorial do município contra o assessor. O vereador entendeu que a atitude do assessor como tentativa de intimidação, coibindo sua liberdade e dever constitucional de fiscalizar. “Vejo com muita tristeza a atitude do servidor, sabemos das dificuldades que o município enfrenta pela escassez de água, onde tantas famílias estão sofrendo, acredito que o mesmo se esquece de que está sendo pago com recursos público e deveria portar em defesa do povo. Embora sabemos que o poder executivo pode e deve agir pra coibir o desperdício, não atribui ao mesmo tal responsabilidade. Isso é lamentável!”, disse o vereador. Veja o vídeo.

  • Caetité: Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre serão realizadas com Recursos Próprios, diz prefeito

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    16/01/2019 - 20:30 

    O prefeito disse que, em 2018, a Lavagem custou R$ 180 mil. Em 2019, o custo será de R$ 80mil, incluindo a realização do 2º Encontro de Violeiros e 33º Encontro de Terno de Reis de Caetité e região.
    Durante coletiva de imprensa para lançamento da programação oficial da Lavagem da Esquina do Padre 2019 (LEP), realizada na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito Aldo Gondim (PSB) divulgou o valor que será gasto com a LEP este ano. A festa acontecerá no último fim de semana de Janeiro, nos dias 25 e 26/01. Na coletiva, a intervenção feita por um dos presentes levantou o questionamento de quanto seria os custos da festa. O prefeito disse que, em 2018, a Lavagem custou R$ 180 mil. Em 2019, o custo seria de R$ 80 mil, incluindo a realização do 2º Encontro de Violeiros e 33º Encontro de Terno de Reis de Caetité e região. Ainda de acordo com o prefeito, há a especulação de que havia verba do Estado ou da União para a festa. O prefeito disse que não há nenhuma verba proveniente de nenhum dos dois entes federados citados para a festa e o que está sendo propagado pelas redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a aludida verba, não procede. Durante a coletiva de imprensa, o prefeito fez questão de enfatizar a presença dos artistas locais no festejo, já que essa era uma reivindicação tantos dos foliões quanto dos músicos do município. Segundo Aldo, a contratação dos artistas locais não se dá pela época de crise que assola as prefeituras brasileiras, mas pelo pensamento da organização de se adotar, de maneira maciça os artistas locais, até mesmo porque se trata de uma festa genuinamente caetiteense e eles serão os atores principais da folia momesca que agitarão, por dois dias, a população de Caetité. O brilho da festa continuará o mesmo dos anos anteriores, concluiu o prefeito.

  • Governo deve investir R$ 25 bi para ampliar segurança hídrica

    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Lara Ferreira 

    16/01/2019 - 18:00 

    A iniciativa prevê 114 projetos, sendo 66 deles no Nordeste
    O Ministério do Desenvolvimento Regional planeja investir R$ 25 bilhões em 114 projetos com o objetivo de ampliar o fornecimento de água no Brasil. Do total de obras, 66 estão previstas no Nordeste. As iniciativas integram o Plano Nacional de Segurança Hídrica, ainda em fase de elaboração pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que deve ser anunciado oficialmente em abril deste ano. O projeto pretende construir barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração para ampliar e melhorar o abastecimento de água, tanto para uso humano, quanto de atividades produtivas.

  • Prefeito em exercício Hugo Costa solicita implantação do Curso de Direito na Uneb em Guanambi

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    16/01/2019 - 14:30 

    O Prefeito em exercício de Guanambi, Hugo Costa, oficiou nesta terça-feira (15), ao professor Dr. José Bites de Carvalho, Reitor da Universidade do Estado da Bahia e também ao Professor Domingos Rodrigues da Trindade, Diretor do DEDC da Uneb, Campus XII em Guanambi, para que seja ofertado na cidade o Curso de Bacharelado em Direito, a partir do Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas da Uneb de Brumado, Campus XX, devido a proximidade dos Municípios. No documento, diversos fatores foram explicitados para a implantação do Curso de Direito na cidade em instituição pública, além de Guanambi ser um importante polo educacional de educação, sediando diversas instituições judiciais, como a Subseção da Justiça Federal, sede da Coordenadoria do Ministério Público estadual, escritório da Procuradoria da República, Varas da Justiça do Trabalho, etc, contando apenas com dois cursos de Direito em instituições privadas, restringindo o acesso de pessoas que sequer possuem condições de obter financiamento estudantil, acarretando no afunilamento de acesso à educação para quem não dispõe de recursos financeiros para tal, o que compromete um desenvolvimento social mais equitativo. No documento, Hugo finaliza salientando que o pedido tem a finalidade de continuar alavancando o progresso por meio de oferta de educação pública, fortalecendo Guanambi como pólo regional de educação.

  • Aberta as inscrições para 10 mil vagas da Educação Profissional na Bahia

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    16/01/2019 - 14:30 

    A Secretaria da Educação do Estado abriu, nesta quarta-feira (16), as inscrições do processo seletivo para 10 mil vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas, na capital e em mais 82 municípios da Bahia. As inscrições deverão ser feitas até o dia 21 de janeiro, exclusivamente, pelo Portal da Educação. As vagas para 42 cursos técnicos de nível médio são direcionadas para quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal, ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista. Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Recursos Humanos e técnico Guia de Turismo. Como se inscrever: No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, o curso e po turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição. As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição. A divulgação do resultado está prevista para o dia 23 de janeiro. A matrícula dos selecionados será nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro na unidade escolar para a qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 11 de fevereiro. Para fazer a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, Histórico Escolar, comprovante de residência atualizado e a comprovação das notas de Português e Matemática no ENEM conforme declarado no ato da inscrição.

  • Bahia: Governo implantará 200 salas para o tratamento de pé diabético nos municípios

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    16/01/2019 - 14:15 

    Foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16), uma portaria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que define os critérios para a implantação de 200 salas para o tratamento do pé diabético e feridas complexas em todo o estado. O objetivo é reduzir o número de amputações decorrentes da falta de controle do diabetes, que entre 2010 e 2018, ocasionou mais de 6 mil amputações. A portaria prevê que cada município poderá implantar uma Sala de Pé Diabético de referência municipal, a qual competirá, realizar a gestão do leito de feridas; realizar a inspeção sistemática dos pés; orientar os métodos de descarga e uso de palmilha; realizar o desbastamento de calosidades e realizar pesquisa de pulso periférico. Já à Sesab competirá a disponibilização de equipamentos específicos para diagnóstico do pé diabético e complicações vasculares (Kit para sala de Pé Diabético); a qualificação dos técnicos de enfermagem em podologia; a capacitação da equipe que atuará nas Policlínicas como referência para as Salas de Pé Diabéticos; a realização de teleconsultoria, com inclusão de imagens e exames, para auxiliar a conduta dos profissionais; a realização de webpalestras relacionadas ao tema; a articulação com as Secretarias Municipais de Saúde para implantação dos pontos de atenção e fluxos de referenciamentos; e a coordenação do processo regulatório inter-regional. Adesão: Poderão implantar a Sala de Pé Diabético os 200 primeiros municípios que enviarem o Termo de Adesão, contido na Portaria, devidamente preenchido com os dados solicitados. Os municípios devem encaminhar o Termo de Adesão para o endereço eletrônico [email protected], até 60 dias da data da publicação da portaria. A lista de municípios contemplados será publicada no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia no prazo de cinco dias após o término do prazo de adesão dos municípios. Ainda de acordo com a portaria, serão priorizados os municípios com população superior a 20 mil habitantes. Embora as estatísticas sobre as amputações de membros inferiores em diabéticos sejam preocupantes, dados do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) revelam que um bom programa de prevenção é capaz de reduzir as amputações em até 85%, e que ações preventivas devem ser difundidas entre a população no nível assistencial mais próximo, que é a Atenção Básica.

  • Sudoeste baiano: PRF apreende caminhão com R$ 1 milhão em cigarros contrabandeados

    Foto: Divulgação | PRF-BAFoto: Divulgação | PRF-BA
    Por Kamille Martinho 

    16/01/2019 - 13:30 

    Veículo foi apreendido no município de Jequié
    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite de ontem (15) um caminhão-baú que transportava 420 caixas de cigarros de origem clandestina, avaliados em R$ 1 milhão. A apreensão aconteceu no trecho do município de Jequié, no km 677 da BR-116. O veículo foi abordado durante ações de fiscalização e combate ao crime na rodovia e cerca de 210 mil maços de cigarros paraguaios foram encontrados encobertos por bombonas usadas. O motorista de 49 anos afirmou que não tinha conhecimento sobre a carga, que seria levada para as cidades de Coração de Maria, Simões Filho e Salvador. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Judiciária local, assim como o veículo e o material apreendido. Segundo a PRF, somente nos primeiros 15 dias de 2019, já foram apreendidos na Bahia cerca de um milhão maços de cigarros contrabandeados.

  • Acusado de ter praticado vários estupros foge da cadeia em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia CivilFoto: Divulgação | Polícia Civil
    16/01/2019 - 13:00 

    Acusado da autoria de vários estupros no município de Guanambi, Vagner Alves dos Santos, vulgo “Donizete”, 37 anos de idade, fugiu da cadeia pública do município, situada no Bairro Alvorada, por volta das 11h desta quarta-feira (16). Em contato por telefone com a redação do Sudoeste Bahia, o Coordenador da 22ª Coorpin, Delegado Clécio Magalhães Chaves, informou que Vagner quebrou uma barra de ferro da cela, pulou o muro da unidade e fugiu. As Polícias Militar e Civil realizam diligências a fim de recapturar o indivíduo, que é considerado de alta periculosidade. No momento da fuga, Vagner trajava camisa branca de listra verde, e bermuda Tactel cor escura. Quem tiver qualquer informação sobre a localização do criminoso deve entrar em contato com a polícia:190 da Polícia Militar, (77) 3451-7761 / 9 9975-8502 Disque denúncia da Polícia Civil.

  • Valtécio Aguiar confirma sua pré-candidatura à prefeito de Caetité; assista a entrevista

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    16/01/2019 - 10:30 

    A menos de dois anos para as eleições de 2020, o cenário político para as eleições municipal do citado ano, já estão em plena efervescência em Caetité. Três pré-candidatos já se declararam serem postulantes ao comando do município. Desta vez, o Sudoeste Bahiagravou com Valtécio Aguiar, que novamente é pré-candidato à cadeira de prefeito da terra de Anísio Teixeira. Valtécio confirmou sua pré candidatura, que deverá ser confirmada na Convenção Municipal e com partido ainda a definir. O partido pelo qual Valtécio foi candidato em 2016, o Partido Pátria Livre (PPL/54), se fundiu com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O PCdoB deixou livre os membros do extinto PPL a continuarem ou não no partido. Em Caetité, o vereador Cura, que também era do PPL, pediu a sua desfiliação e também se encontra sem partido. Na entrevista, Valtécio falou sobre o atual cenário político em Caetité, sobre como seria, caso eleito prefeito, a condução do município sob sua batuta. Durante a entrevista ele ainda falou sobre sua vida pessoal, seus projetos e sonhos para a prefeitura de Caetité, bem como as possíveis alianças para o pleito de 2020. Confira a entrevista completa.

  • Motorista e duas pessoas ficaram feridas em acidente com ambulância de Lagoa Real

    Foto: Reprodução | 97 NewsFoto: Reprodução | 97 News
    16/01/2019 - 10:30 

    Na madrugada desta quarta-feira (16), uma ambulância da cidade de Lagoa Real colidiu contra um ônibus por volta das 04h30min, na BR-030, próximo ao distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio. De acordo com o 97 News, o motorista da ambulância, de 32 anos, e mais duas pessoas que a ocupava ficaram feridas. As vítimas foram encaminhadas pelo Samu 192 ao hospital municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as circunstâncias do acidente ainda são apuradas, mas preliminarmente há a suspeita que condutor do ônibus tenha sido o causador do acidente.

Nenhum comentário: