quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Deputado mais votado da Bahia declara apoio a Haddad e critica bancada evangélica; veja




  • Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Matheus Simoni



    Isidório declarou que mudou de ideia após conversar com o governador reeleito Rui Costa (PT)
    O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (Avante) chamou a atenção após declarar que vai votar em Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições presidenciais. Dono da maior votação na Bahia e recém-eleito deputado federal, o parlamentar declarou que não vai integrar duas das mais poderosas frentes parlamentares da Casa, a evangélica e a da segurança pública, também conhecida como bancada da bala. Isidório declarou que mudou de ideia após conversar com o governador reeleito Rui Costa (PT). “Votarei no Haddad, ele não é o homossexual que eu pensava. É casado há 30 anos com a mesma mulher, tem filhos. Tudo que eu pensava foi desconstruído. Procurei ver os vídeos, a gente sabe que é tudo fake news”, justificou. Veja:






  • Região: Institutos de previsão do tempo indicam chuvas para esse fim de semana


    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    24/10/2018 - 15:00




    O tempo seco e a estiagem que marcaram os últimos meses devem ser substituídos por pancadas de chuva em várias cidades da região Sudoeste. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), em Caetité há uma previsão de chuva para esta quarta-feira (24), com volume estimado em um milímetro (1mm). Para Guanambi entre esta quarta e o próximo sábado, poderá chover até quatro milímetros (4mm). O domingo do segundo turno das Eleições Gerais poderá ser chuvoso, conforme a Seagri. Em Caetité, deve chover, entre domingo e segunda-feira (29) cerca de 24mm. Em Guanambi, para os mesmos dias, 20mm. Igaporã, 34mm; Pindaí e Caculé, 21mm; Sebastião Laranjeiras, 23 mm; Ibiassucê, 19mm; Urandi, 25mm. O órgão estadual também informou que a previsão de chuva para a região poderá se estender até a próxima quarta-feira (07/11). Agora, é rogar aos céus para que as previsões se concretizem e venha bastante chuva para alegrar o sertão. Confira a previsão do tempo para o seu município.




  • Aplicação do Enem vai seguir quatro fusos horários; horário de Brasília é referência para alguns estados


    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    24/10/2018 - 12:30



    Os candidatos da próxima do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para 4 e 11 de novembro, devem redobrar a atenção para não perder a hora do exame. Serão quatro fusos horários em vigor no País. Os portões serão abertos às 12h e a aplicação das provas começa às 13h, pela hora de Brasília (DF). Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal vão adiantar os relógios em uma hora. Nos estados onde não há horário de verão, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h para início das provas. É o caso do Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Outra diferença é para os estados do Amazonas, Rondônia e Roraima: por lá, os portões abrem às 10h e fecham às 11h. No Acre, por sua vez, os portões serão abertos às 9h e fecham às 10h.




  • 'Não podemos deixar o desespero levar o Brasil para uma aventura fascista', diz Lula, em carta


    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Rodrigo Daniel Silva

    24/10/2018 - 12:00




    Em vários momentos do texto, o petista questiona o motivo de o PT ser "odiado" e ressalta o "orgulho do legado que deixamos para o país".
    Ao defender a candidatura de Fernando Haddad, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em uma carta divulgada no seu site, que uma eventual vitória de Jair Bolsonaro (PSL) é "ameaça de um enorme retrocesso para o país [e] a democracia". Em vários momentos do texto, o ex-chefe do Palácio do Planalto questiona o motivo de o PT ser "odiado" e ressalta o "orgulho do legado que deixamos para o país". "Se há divergências entre nós, vamos enfrentá-las por meio do debate, do argumento, do voto. Não temos o direito de abandonar o pacto social da Constituição de 1988. Não podemos deixar que o desespero leve o Brasil na direção de uma aventura fascista, como já vimos acontecer em outros países ao longo da história", afirma. O ex-presidente está preso na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ser condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. Leia a carta na íntegra: “Meus amigos e minhas amigas, chegamos ao final das eleições diante da ameaça de um enorme retrocesso para o país, a democracia e nossa gente tão sofrida. É o momento de unir o povo, os democratas, todos e todas em torno da candidatura de Fernando Haddad, para retomar o projeto de desenvolvimento com inclusão social e defender a opção do Brasil pela democracia. Por mais de 40 anos percorri este país buscando acender a esperança no coração do nosso povo.

    CONTINUE LENDO



  • Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Aécio Neves


    Foto: Marcos Oliveira | Agência Senado Foto: Marcos Oliveira | Agência Senado
    Por Rodrigo Daniel Silva

    24/10/2018 - 09:55




    Tucano mineiro era investigado por supostamente maquiar dados para esconder a existência do "mensalão do PSDB"
    O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, decidiu arquivar um inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB). O tucano mineiro era investigado por supostamente maquiar dados para esconder a existência do "mensalão do PSDB". Em junho deste ano, Gilmar Mendes já tinha arquivado outro inquérito contra Aécio. Naquele caso, o senador era investigado por supostamente integrar um esquema de corrupção na Furnas, estatal do setor elétrico.




  • Prefeitura de Caetité conclui sistema de abastecimento de água na Comunidade do Paraguai


    Foto: Divulgação | Ascom PMC Foto: Divulgação | Ascom PMC
    24/10/2018 - 09:15



    O sistema está beneficiando dezenas de famílias com água na torneira de casa.
    A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, concluiu obra do sistema de abastecimento de água na Comunidade de Paraguai, região do Distrito de Pajeú do Vento. São mais de 2 mil e 700 metros de canos que já estão beneficiando, diretamente, dezenas de famílias com água potável na torneira de casa. Essa ação, realizada com recursos próprios do governo municipal, visa atender as demandas de distribuição de água às várias famílias da comunidade, garantindo mais qualidade de vida aos moradores que passarão a receber água nas suas residências, sem depender de carro pipa. Para o morador da localidade, o Sr. Sebastião de Matos, a obra é motivo de alegria para a comunidade. “Antes era muito difícil, portanto, essa encanação que foi feita aqui é um sonho realizado, um feito muito importante para nós moradores que sofria (sic) com a falta de água. Estamos sorrindo de alegria”, comemorou. Segundo o prefeito, Aldo Gondim, a administração tem trabalhado para garantir que 100% da zona rural tenha acesso a água potável. “A nossa meta é garantir que todas as famílias da zona rural do nosso município tenham água encanada em suas residências. Sabemos que é uma meta ousada, mas temos investido em sistemas de água, como esse da Comunidade do Paraguai, que é uma demanda, sobretudo, dos moradores. Acesso à água é qualidade de vida”, disse o prefeito.




  • Ex-presidente do PSDB anuncia apoio a Haddad


    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Matheus Simoni

    24/10/2018 - 08:00




    "Ele representa tudo o que abominei e vivi na ditadura militar", afirma Goldman
    Ex-governador de São Paulo e ex-presidente do PSDB, Alberto Goldman anunciou que vai votar em Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições presidenciais. Segundo reportagem da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, o tucano declarou que o apoio ocorre por conta da polarização contra Jair Bolsonaro (PSL). "Não é um voto pelo PT, mas contra Bolsonaro. Ele representa tudo o que abominei e vivi na ditadura militar", afirma Goldman, que ressaltou que a candidatura do capitão reformado do Exército "contraria princípios constitucionais". O tucano foi um dos filiados do partido que foram expulsos do PSDB por infidelidade partidária.




  • Bolsonaro defende redução do número de deputados


    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    24/10/2018 - 08:00




    Candidato à Presidência também quer o fim da reeleição e a privatização de empresas públicas
    O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) defendeu, em entrevista veiculada ontem (23) na TV Bandeirantes, a redução do número de deputados federais dos atuais 513 para 400. O capitão reformado também defendeu o fim da reeleição, mas se esquivou da discussão sobre a ampliação do mandato presidencial para cinco anos, embora considere a ideia "bem-vinda". "Você pode estudar, mas não começaria comigo. Não posso fazer nenhuma proposta em que eu seria beneficiado", disse. Sobre privatizações, Bolsonaro afirmou que vai estudar o caso de cada empresa de forma individual. "Aquelas que são onerosas, aquelas que encontram similares na iniciativa privada, essas daí você vai privatizar ou até mesmo extinguir. As outras você tem que analisar o modelo. Tem uma pequena parte que seria estratégica", declarou.




  • Rui Costa repudia declaração 'preconceituosa' de Bolsonaro à Bahia


    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Rodrigo Daniel Silva

    24/10/2018 - 07:00




    "Por que é vantajoso comprar carro na Bahia? Porque já vem com freio de mão puxado", diz capitão reformado
    O governador reeleito Rui Costa (PT) repudiou a declaração "preconceituosa" do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) à Bahia. Em vídeo publicado nas redes sociais, o capitão reformado pergunta: "Por que é vantajoso comprar carro na Bahia?". Ele mesmo responde: "porque já vem com freio de mão puxado", ao fazer referência que baiano é preguiço. "Eu vou perder o voto da Bahia toda", acrescentou. Em sua conta no Twitter, o petista baiano diz que fala de Bolsonaro é "lamentável". "Nosso estado é pobre mas é de gente que trabalha muito no campo e na cidade. Baianos e baianos desprezam, candidato, sua fala preconceituosa. O Povo da Bahia exige respeito. Chega de Ódio e Violência", ressaltou.






  • Bahia: Mulher é chantageada após deixar celular com 'nudes' em loja de telefonia; dono é preso em motel ao forçar sexo com vítima


    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    23/10/2018 - 21:30



    Empresário usou imagens para intimidar cliente, dois dias após mulher trocar celular por um novo no estabelecimento dele. Vítima marcou encontro e avisou à polícia.
    O dono de uma loja de telefonia foi preso após tentar obrigar uma cliente a manter relações sexuais com ele, na tarde do domingo (21), na cidade de Feira de Santana. Segundo a Polícia Civil, o homem chantageou a vítima com nudes (fotos íntimas) dela, que estavam no aparelho deixado no estabelecimento, para levar a mulher até um motel do município, onde a prisão ocorreu. De acordo com o G1, o empresário, identificado como Fernando Alves Sousa Coelho, de 34 anos, teve acesso às fotos depois que a vítima trocou de celular na loja dele. Antes de deixar o aparelho no estabelecimento, a mulher, de 30 anos, esqueceu de apagar as imagens e algumas conversas, que foram encontradas pelo suspeito. Segundo a polícia, a troca de celulares ocorreu no dia 13 de outubro e as chantagens começaram dois dias depois. O suspeito entrou em contato com a vítima por meio do WhatsApp, falou sobre as fotos e passou a ameaçar divulgar as imagens nas redes sociais, caso a mulher não fizesse o que ele queria. Veja a reportagem da TV Sudoeste:





  • Ibope: Bolsonaro aparece com 57%; Haddad tem 43%


    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Matheus Simoni

    23/10/2018 - 20:00




    Os números apresentam leve queda, dentro da margem de erro, do capitão reformado do Exército
    A pesquisa Ibope divulgada na noite de hoje (23) mostra o candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, com 57% dos votos válidos. Adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT), tem 43% das intenções de voto. Os números apresentam leve queda, dentro da margem de erro, do capitão reformado do Exército. No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 59%, enquanto Haddad tinha 41% dos votos válidos. A pesquisa teve 3.010 entrevistas realizadas ontem e hoje e foi registrada sob o número BR-07272/2018 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A margem máxima de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.




  • Educação: Unifg tem autorização para ofertar curso de Odontologia


    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Willian Silva

    23/10/2018 - 18:00




    O Centro de Educação Superior de Guanambi (Cesg), entidade mantenedora da Unifg, foi autorizada, através da portaria 700/2018 do Ministério da Educação (Mec), publicada em 18 de Outubro, a criar o curso de Odontologia em sua unidade de ensino. A concessão só foi possível devido ao centro universitário receber nota máxima (5) da Comissão Especial do Mec, que avaliou todos os instrumentos que a Unifg possui como professores, infraestrutura e proposta pedagógica. Por ano, a instituição poderá abrir 120 vagas. Para tanto, a instituição vem investindo na oferta e fundamentação de cursos na área de saúde. “O Curso vem para somar à rede de saúde de toda a região e consolidar a UniFG como um polo de formação profissional na área de saúde”, disse a coordenadora do curso, Roberta Ezequiel Viana. O curso tem duração de cinco anos, e será ministrado na forma integral, com horários pela manhã e à noite. A Pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Extensão, Profa. Blície Rocha, destaca que o próximo passo é a publicação do ato autorizativo do curso, pelo Mec, no Diário Oficial da União. “Após a publicação da portaria que homologa a autorização do curso, definiremos a data do primeiro vestibular para Odontologia da UniFG”, afirma Rocha




  • Temer busca aproximação com Bolsonaro


    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Marina Hortélio

    23/10/2018 - 17:00




    Presidente e os aliados pretendem estreitar os laços com o presidenciável do PSL à procura de uma "saída honrosa" para o atual governo
    O presidente Michel Temer começou a se movimentar no bastidores para tentar se aproximar do presidenciável do PSL Jair Bolsonaro. O mandatário e os aliados pretendem estreitar os laços com Bolsonaro à procura de uma "saída honrosa" para o atual governo. De acordo com o blog da Andréia Sadi, do G1, é citado nos bastidores a procura por uma possível designação do emedebista para um cargo diplomático após ele deixar o poder. Temer ainda se encontrou com o jurista e ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho, na semana passada. Ontem (22), o candidato do PSL recebeu o ministro para uma visita. Ainda de acordo com o blog, aliados do presidente afirmam que Temer espera contar com o juiz como uma das pontes.




  • Tempo se mantém instável e pode chover em Caetité nos próximos dias


    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/10/2018 - 14:50



    Conforme previsão do Climatempo, as temperaturas devem variar entre 19°C e 32°C
    O Sol deve aparecer entre nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e a noite em Caetité nos próximos dias. Conforme previsão do Climatempo, as temperaturas devem variar entre 19°C e 32°C, com possibilidade de chuva passageira a qualquer hora. Veja a previsão completa para Caetité nos próximos 15 dias de acordo o Climatempo.
  • Nenhum comentário: