segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Conquista: Polícia investiga atentado no Residencial Morada Imperial, amigo baleado foi socorrido ao Hospital Geral
Uma guarnição foi acionada através do Cicom, para averiguar uma informação de que havia dois baleados no condomínio Morada Imperial, no Vila Elisa.Ao chegar no local foi constatado a veracidade da Informação, de imediato a guarnição policial acionou uma equipe do Samu 192, que ao chegar no local citado constatou que Leandro Marinho dos Santos, vulgo Léo ‘boca preta’, já estava em óbito; outra vítima identificada como Fernando dos Santos Costa, foi encaminhado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. A 77ª Companhia Independente de Polícia Miliar e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados. O corpo da vítima conhecida como Nando encontra-se no Instituto Médico Legal para necropsia. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa conduzirá as investigações.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Covid-19 em 24 horas: PMVC atualiza Boletim epidemiológico: 16.198 pessoas infectadas e 15.366 recuperados
17/01 – Boletim epidemiológico: 16.198 casos confirmados e 15.366 já recuperados. Boletim Coronavirus:
De acordo Boletim epidemiológico deste domingo (17), 43 novos casos da Covid-19 foram diagnosticados no município. Com os novos dados, o número de pessoas que já foram contaminadas pela doença passou para 16.198. Destas, 15.366 estão recuperadas e 586 pacientes estão em recuperação – (56 internados em Vitória da Conquista, 4 em outros municípios e 526 estão em tratamento domiciliar).
Outros 28.195 casos foram notificados com suspeita de Síndrome Gripal/Covid-19 e 4.396 aguardam por classificação final (definição de caso como positivo, descartado ou Síndrome gripal não especificada), sendo que 4.351 esperam pela investigação laboratorial e 45 casos aguardam resultado do exame RT-PCR das amostras que foram encaminhadas para análise no Lacen Estadual.
Ocupação dos leitos – Hoje, 93 pacientes estão internados em parte dos 153 leitos disponíveis na rede SUS para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus, destes 83 são de enfermaria e 70 de UTI. Além de Vitória da Conquista, seguem internados moradores dos seguintes municípios:
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Covid-19: Enfermeira paulista Mônica Calazans é a primeira pessoa vacinada em solo brasileiro
“Falo com segurança e propriedade, não tenham medo”. A frase é da enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, primeira pessoa a ser vacinada no Brasil. A enfermeira foi imunizada neste domingo (17) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
O governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina contra a Covid-19. “Que a população acredite na vacina. Estou falando agora como mulher, brasileira, mulher negra, que acreditem na vacina. Vamos pensar no monte de vidas que nós perdemos, quantas famílias nós perdemos, quantos pais, mães, irmãos. Eu quase perdi um irmão também com Covid. E diante disso é que eu tomei coragem e participei da campanha da vacina”.
Mônica foi voluntária da terceira fase dos testes clínicos da CoronaVac realizados no país e tinha recebido placebo. “Fui muito criticada. Eu recebia piadinhas, memes, mas não dei sequer importância. Me falaram que eu era cobaia de uma pesquisa de vacina”. A enfermeira faz parte do grupo de risco para a doença, e atua na linha de frente contra Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ela mora em Itaquera, na Zona Leste. Mônica atuou como auxiliar de enfermagem por 26 anos, e se graduou em Enfermagem aos 47 anos. Viúva, ela mora com o filho, de 30 anos, e cuida da mãe, que aos 72 anos vive sozinha em outra casa.
Outros vacinados
O segundo a ser vacinado foi o enfermeiro Wilson Paes de Pádua, de 57 anos, do hospital Vila Penteado, na Zona Norte. “Estou muito feliz, acho que nós temos que lutar pela vacina, lutar pela ciência, para melhorar a saúde e sair dessa pandemia. Me sinto muito orgulhoso e feliz desse momento”. Ele contou que perdeu colegas e foi infectado pela Covid-19 em junho, enquanto atuava na linha de frente da pandemia. “Pensei que ia morrer, tinha momentos que rezei para Deus pensando que estava partindo”.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Conquista: Servidores da Smed participam de capacitação sobre Licitação
Curso aborda como tornar os processos licitatórios mais eficientes
Promover o desenvolvimento dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Smed) nas competências necessárias para que possam, cada vez mais, atuar com excelência em seus setores. É com esse objetivo que o Gabinete da Smed mantém uma agenda permanente de capacitação.
E a primeira atualização profissional de 2021 para o quadro administrativo, respeitadas às normas sanitárias, foi realizada nesta semana, no auditório do Cemae, com o tema “Processos licitatórios – Como podemos torná-los mais eficientes”. À frente da atividade, as equipes do Financeiro, Patrimônio, Compras e Contratos.
“Fizemos um encontro com todas as coordenações para que, em 2021, possamos continuar alcançando resultados satisfatórios, como temos feito, e reforçando conhecimentos sobre tudo aquilo que envolve a gestão financeira para transformar todo esse arcabouço financeiro em resultado para o alunado”, enfatizou o secretário da pasta, Esmeraldino Correia.
Na oportunidade, foram abordadas, entre outras questões, a importância do planejamento para garantir a aquisição com qualidade, o aumento da competitividade e a redução dos gastos públicos, na construção do Termo de Referência.
Segundo o secretário, atualizações como essa servem para a Smed continuar alcançando resultados satisfatórios
Atuando no setor de Contratos, Joaldir Júnior, reforçou a importância de se atualizarem permanentemente sobre esse tema. “Desde 2020, iniciamos a abordagem sobre esse tema, da melhor forma de estarmos conduzindo o processo licitatório e neste encontro estamos tendo a oportunidade de ratificar o que havia sido previamente acordado e de aprender novas técnicas, além de dar um enfoque maior à figura do fiscal de contrato, agente que vai garantir que os serviços que foram contratados pela Prefeitura sejam executados, com a qualidade e especificações exigidas em edital”, destacou.
Para a coordenadora financeira da Smed, Eliane Souto, “esse curso serviu para alinhar ainda mais os atos administrativos e também deixar os servidores atualizados quanto aos processos e à nova lei do Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) – lei nº 14.113”.
Na capacitação, foi abordado ainda, o Decreto nº 20.709/2021, que regulamenta o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da Administração Municipal. “Esse decreto é resultado do trabalho da Comissão Modernizadora, que trouxe mais dinamismo para os processos licitatórios da Prefeitura”, explicou o coordenador de Compras, Thiago Leal.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
domingo, 17 de janeiro de 2021
Urgente: Identificados mulher morta e homem baleado no Bairro Lagoa das Flores
A mulher assassinada e o homem baleado no Bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, na tarde deste sábado (16), foram identificados.
A mulher foi identificada como Clecia Lima dos Santos, conhecida como Paulistinha, ela morreu ainda no local.
O homem foi identificado como Gilberto Novais da Silva. Ele foi socorrido pela unidade de resgate da Via Bahia 192 e encaminhado para o hospital.
O crime ocorreu próximo ao Posto da Banguela. O corpo da mulher foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML de Vitória da Conquista.
A autoria e as motivações do crime estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista.
A 92ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência que será investigada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. O corpo encontra-se no Instituto Médico Legal. Imagens fortes// Assista:
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Atualização dos dados da Covid-19 em Vitória da Conquista: 16.155. casos confirmados; 15.167 recuperados
16/01 – Boletim epidemiológico: 742 pacientes se recuperam da Covid-19. Boletim Coronavirus:
Até este sábado (16), Vitória da Conquista registra um total de 16.155 casos confirmados da Covid-19, sendo que 15.167 deles são de pessoas já recuperadas. Outros 742 pacientes diagnosticados com a doença continuam em processo de recuperação (54 internados em Vitória da Conquista, 4 em outros municípios e 684 estão em tratamento domiciliar) e 246 moradores do município evoluíram para óbito.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até hoje, foram registradas 63.345 notificações, dos quais 14.597 casos foram descartados e 28.195 apresentaram síndrome gripal não especificada.
Deste total, ainda há 4.398 casos que aguardam classificação final, sendo que 4.353 aguardam por investigação laboratorial e 45 casos que aguardam resultado de exame RT-PCR (LACEN Estadual).
Neste sábado foi notificado um óbito.
246º óbito – Homem de 93 anos, residente no bairro Recreio, portador de doença cardiovascular, incluindo hipertensão. Faleceu no dia 15 de janeiro.
Ocupação de Leitos – A rede hospitalar do SUS no município dispõe de 153 leitos para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus. Desses, 83 são de enfermarias e 70 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Neste momento, estão internados 92 pacientes que, além de Vitória da Conquista, são oriundos dos seguintes municípios:
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
sábado, 16 de janeiro de 2021
Tristeza: Jovem morre horas após avisar o irmão que bateu o carro em árvore. “Cochilei”, disse ele
Um jovem de 24 anos morreu na manhã deste sábado (16), na Santa Casa de Campo Grande, com ferimentos causados por um acidente de trânsito. Enquanto era socorrido, Lucas Alexandre de Miranda, de 24 anos, disse ao irmão que havia ‘cochilado’ e que estava ‘bem’, mas com ‘dores’.
Conforme o registro policial, Lucas havia trabalhado a noite toda em uma boate, levado as garotas que trabalham no local em casa e quando seguia para a residência dele, por volta das 4h (de MS), pela avenida Guinter Hans, aconteceu o acidente. Segundo informações do boletim de ocorrência, Lucas ligou para o irmão pelo telefone de um dos socorristas do Samu e disse: ‘Eu cochilei ao volante e bati o carro”.
O irmão então perguntou a Lucas se ele estava bem. “Eu estou bem, só estou com dor”, respondeu. Em seguida, o socorrista pegou o telefone e falou onde o acidente havia ocorrido. Lucas foi levado à Santa Casa, mas morreu às 7h44 7por parada cardiorrespiratória, depois de hemorragia interna. Nas redes sociais de Lucas, diversas homenagens de amigos e familiares. Um deles resumiu: “Perdemos, hoje, a presença física do grande mestre Lucas Alexandre De Miranda . Garoto novo, tranquilão e gente boa à beça”. A Polícia Civil registrou o caso como morte a esclarecer.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Fatalidade: Domador de cavalos cai de animal, é socorrido mas acaba morrendo na Bahia
Nesta sexta-feira (15), Aelton Araújo veio a óbito, vítima acidente de trabalho na comunidade de Cabaceiras no município de Miguel Calmon. Segundo informações, Aelton sofreu queda de cavalo enquanto domava um animal em seu haras, CTE – Centro de Treinamento de Equinos).
Ele foi imediatamente socorrido para atendimento médico no Hospital Português em Miguel Calmon, onde deu entrada sem sinais vitais. Segundo o site Augusto Urgente, nas redes sociais familiares, amigos e amantes de cavalgadas e montarias lamentaram a morte de Aelton.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Bahia: Casal e filha que seguiam para o Ceará desaparecem. Familiares aflitos pedem informações
Uma família tem vivido dias de terror desde o início da semana, depois de perder contato com seus entes queridos que saíram para viajar e não mais deram notícias. Segundo o site Fala Barreiras, José Cleves de Araújo; sua namorada, Thatielle Cardoso Aires; e sua filha, Giovanna Pimentel Araújo, saíram de Sobradinho I (DF), na madrugada da última terça-feira (12), com destino à Sobral (CE).
Porém, eles não chegaram ao destino final, nem entraram em contato com a família. A última vez que seus familiares obtiveram notícias dos desaparecidos ocorreu quando eles estavam entre Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, no Oeste da Bahia, ainda na terça-feira (12), por volta das 8h. Depois disso, a família ainda teve acesso a uma imagem do radar móvel da Polícia Rodoviária Federal, que mostra o veículo no qual Cleves, Thatielle e Giovanna viajavam, passando por Barreiras.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Conquista: PRE e Prefeitura realizam Pit Stop Pela Vida no Trânsito na BA-263
O Pit Stop educativo levou orientações sobre o trânsito e a saúde
Na manhã desta sexta-feira (15), a Prefeitura de Vitória da Conquista atuou em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em mais uma edição do Pit Stop Pela Vida no Trânsito. A ação aconteceu na BA-263, com o objetivo de alertar os motoristas quanto aos riscos de acidentes do trecho da Serra do Marçal, além de orientar quanto a medidas protetivas contra o Coronavírus.
“Para se ter uma ideia, a média de acidentes que nós temos aqui na região é 25 a 30 acidentes. Nós chegamos ao ano passado com 50 acidentes. Então, a gente tem uma Serra do Marçal com asfalto bom, porém sinuosa, e muitos motoristas ainda insistem na questão da velocidade alta e da desobediência aos sinais de trânsito”, justifica o tenente da PRE, Marcos Farias, que esteve à frente da iniciativa.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Brutal: Motoqueiro comerciante de peixes é perseguido e executado na Bahia. Imagens fortes

O crime aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na BA-290, no trecho entre Alcobaça e Teixeira de Freitas. George Conceição (48 anos, de Alcobaça) foi alvo de uma execução, com uso de arma de fogo. Os criminosos fugiram sem deixar pistas. No corpo foram encontradas várias perfurações (cabeça, boca e costas).
CLIQUE AQUI, imagens fortes.
Morador do bairro Farol, ‘George do Peixe’ seguia para Teixeira de Freitas, onde comercializava peixes. Ele estava montado numa motocicleta (Honda/GC, cor preta), que puxava uma carretinha carregada com isopor cheio de pescados. Atingido mortalmente, perdeu o controle da moto e caiu já sem vida, às margens da pista. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda tentaram prestar os primeiros socorros no local, sem muito o que fazer. A polícia segue investigando a motivação e a autoria do crime. // Itamaraju Notícias.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Janeiro Roxo: alerta para o combate e prevenção da Hanseníase
Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, intensifica as ações educativas nas salas de espera das unidades de saúde para alertar a população sobre sinais e sintomas da doença. Além de reforçar a sensibilização dos profissionais de saúde, por meio de webpalestras, para identificação precoce da doença.
A Hanseníase é infectocontagiosa, causada por um micróbio, e a transmissão acontece pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala), de pessoas doentes, sem tratamento, para pessoas saudáveis. Os principais sintomas da doença são manchas claras, róseas ou avermelhadas na pele; sintomas neurológicos, como dormências; e diminuição de força nas mãos e nos pés.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Luto na Chapada: Faleceu a primeira-dama “Aninha” Cristina Borges da Silva Vieira Santos
O município de Utinga, na Chapada Diamantina, perdeu sua primeira-dama nesta sexta-feira (15). Ana Cristina Borges da Silva Vieira Santos, a popular ‘Aninha’, faleceu em um hospital de Salvador. Ela era esposa do prefeito reeleito Joyuson Vieira (PSB). A notícia foi confirmada pela família ao Jornal da Chapada. Não há informações sobre a causa da morte, mas populares lamentaram o fato em redes sociais.
“A população de Utinga está de luto e abalada. É com profundo pesar que informamos que ‘Aninha de Utinga’ faleceu nesta sexta-feira”, aponta um internauta. Outros usuários da rede descrevem a atuação da primeira-dama com grupos de gestantes, crianças e idosos na região. “Foi vereadora nossa aqui e seu falecimento deixa a cidade abalada, ela era muito querida”, salienta outro internauta. O prefeito Joyuson foi procurado para falar sobre o assunto, mas preferiu falar em outro momento. “Agora, é ser forte para amparar a família. Tentar ser forte”, diz o gestor.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Conquista: Ampliado prazo para renovação de matrícula da Rede Municipal
Pré-matrícula online dos egressos da Rede também acontece em novo período
Atenção! A Secretaria Municipal de Educação (Smed) ampliou o prazo para renovação da matrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Agora, quem pretende permanecer estudando na mesma escola tem até o dia 22 de janeiro para renovar a matrícula.
Para tanto, é necessário acessar o site http://escolar.pmvc.ba.gov.br e preencher os dados solicitados. Ao final, será disponibilizado um comprovante, contendo o dia e horário para que o pai ou responsável compareça à escola para confirmar a matrícula e assinar a documentação.
Caso o estudante tenha mais de 18 anos, ele mesmo poderá confirmar a matrícula presencialmente no dia e horário determinados.
A pré-matrícula online dos alunos egressos da Rede Municipal de Ensino também acontece em novo período. Agora, ela será de 25 a 29 de janeiro. Já a pré-matrícula online dos alunos que vão ingressar na Rede Municipal está mantida entre os dias 8 e 12 de fevereiro.
Acesse a Portaria nº 001/2021 e saiba mais sobre as normas, procedimentos e cronograma referente às matrículas para o ano letivo 2021 da Rede Municipal de Ensino e Conveniadas.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Assinar:
Postagens (Atom)













