
A Arquidiocese de Vitória da Conquista, através de seu Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, em atenção às palavras da 1ª Carta de São Paulo a Timóteo que “sejam feitos pedidos, orações e súplicas de ação de graças pelos governantes” (I Tim 2, 1-2), intensifica as suas orações pelo restabelecimento da saúde do Excelentísimo, Senhor Prefeito, Herzem Gusmão, no momento em que se transfere para continuidade do tratamento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Celebrações Eucarísticas e nos demais momentos celebrativos sejam incluídas intenções pelo Senhor Prefeito e por todos os que estão lutando contra o coronavírus nos municípios da Arquidiocese, no Brasil e no mundo.

Uma violenta colisão resultou na morte do condutor de uma moto, no final da manhã deste sábado (26), BR 430, há poucos quilômetros de Igaporã. Segundo relatos obtidos pela reportagem da Web Rádio Igaporã, um veículo modelo Discovery Land Rover, de cor branca, colidiu violentamente contra uma motocicleta Honda, de cor preta, no trevo que dá acesso à cidade de Tanque Novo.
O condutor do Land Rover, que é médico, parou o veículo após a colisão e prestou socorro ao casal que trafegava na moto. O motociclista sofreu morte instantânea, após ser arremessado longe da moto. A sua esposa, que estava na garupa, sofreu ferimentos em um dos pés e foi conduzida para o Hospital Municipal José Olinto Cotrim, antes da chegada da equipe do SAMU.
Após prestar socorro às vítimas, o médico se dirigiu à cidade de Caetité, onde se apresentou na delegacia de polícia. Segundo a Polícia Militar, o motociclista foi identificado como Elpídio Fernandes do Amaral Neto, de 45 anos, que residia em Igaporã O seu corpo foi submetido ao levantamento cadavérico por agentes da Polícia Técnica de Guanambi e conduzido para o Instituto Médico Legal. O condutor da Land Rover não sofreu ferimentos. A moto ficou parcialmente destruída, enquanto o outro veículo sofreu avarias no lado dianteiro esquerdo.

Uma mulher identificada por Aparecida Bezerra foi morta nesta sexta-feira (25) após uma discussão com seu marido, que é o principal suspeito do crime.
Segundo informações do Ubaitaba Urgente, a mulher foi atingida por um tiro na cabeça dentro de sua casa. O homem fugiu do local sem prestar socorros a vítima, que foi encaminhada ao hospital por uma equipe do SAMU mas não resistiu e faleceu. A polícia civil investiga o caso. // IPolítica

O ex-BBB Victor Hugo foi impedido de embarcar na noite desta sexta-feira (25) em um voo no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, informou a Aena Brasil, que administra o local. Horas antes, pela manhã, o psicólogo havia recebido alta do Hospital Metropolitano de Alagoas, onde fez tratamento para Covid-19 – ele chegou a ficar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. A recomendação médica era que, após a alta, ele fizesse isolamento domiciliar.
A administradora informou que não foi preciso isolar a área em que o ex-BBB estava, e que os locais em que ele passou no aeroporto receberam reforço na higienização. A companhia aérea Azul informou ao G1 que impediu o embarque de Victor Hugo após verificar que os documentos médicos dele apontavam laudo positivo para Covid-19. A empresa esclareceu que, seguindo as recomendações da Anvisa, solicitou ao cliente que cumprisse isolamento por 14 dias, e remarcou a passagem dele sem custo adicional. Nas redes sociais, foram publicadas fotos do ex-BBB no aeroporto.
O G1 fez contato com Victor Hugo e a assessoria do ex-BBB, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem. Os posts mais recentes nas redes sociais do psicólogo – publicados nessa sexta – são de agradecimento: “Amigos, preciso descansar um pouco. Ainda não conseguir ler nada. Obrigado pelas correntes de oração. Com certeza me ajudaram. Deus é maior que tudo”!”. “Amigos, estou muito feliz com todas as mensagens de carinho (finalmente estou lendo todas) e assistindo Gilda, Lúcia e o Bode. Bem levinho e tranquilo! Estou descansando em um hotel aqui em Maceió. Uma boa noite a todos”.
Internação com Covid-19
Victor Hugo estava de férias em Alagoas quando apresentou sintomas de Covid-19. Um exame de RT-PCR confirmou a doença e ele foi internado no Hospital Metropolitano de Alagoas, em Maceió no dia 19 de dezembro. O quadro clínico do ex-BBB evoluiu para uma pneumonia em decorrência da Covid-19 e ele precisou ir para um leito de UTI. Ele recebeu alta do hospital nessa sexta-feira (25). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o paciente recebeu recomendação médica para finalizar o seu tratamento em isolamento domiciliar. // TV Gazeta.

A nossa reportagem lamenta a morte de Anelito Santos Silva, conhecido como Tim da Laranja, aos 62 anos, ocorrida neste sábado (26), em Vitória da Conquista.
Comerciante do Ceasa de Vitória da Conquista há muito tempo, ele faleceu em decorrência de complicações causadas pelo Coronavírus.
Tim morava no bairro Guarani, onde era muito querido e conhecido. Ele deixa amigos e colegas enlutados com sua partida.
Em virtude do protocolo de segurança do Coronavírus, não haverá velório. O corpo foi sepultado no Cemitério da Saudade, na tarde de hoje.
Que Deus, na sua infinita bondade, possa amparar a família e amigos de Anelito e os conforte nesse momento de grande dor.
Blog do Léo Santos


O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, reeleito no pleito municipal deste ano, iniciou a transferência para o Hospital Sírio-Libânes, em São Paulo, na noite deste sábado (26). Ele foi diagnosticado com Covid-19 há 20 dias e está internado há 8. Na sexta-feira (25), o prefeito respirava com auxílio do cateter de oxigênio.
Segundo boletim divulgado pelo Hospital Samur, onde ele estava internado, o quadro do prefeito é estável e já respira sem ajuda de aparelhos. Herzem segue para o hospital paulista para fazer o tratamento de reabilitação pulmonar. Herzem Gusmão foi levado ao Hospital Samur no dia 18 de dezembro após apresentar complicações pulmonares e evoluir para a necessidade do uso de oxigênio. Assista a reportagem da TV Sudoeste:

A diretoria do Vitória da Conquista vem trabalhando na organização do elenco para a temporada 2021. A ideia é que o time se apresente no dia 18 de janeiro, visando a disputa do Campeonato Baiano.
Na Série D deste ano, o Vitória da Conquista iniciou a disputa da competição sob o comando do técnico boliviano Joaquín Monastério. Porém, o treinador não conseguiu tirar o visto de trabalho e acabou desligado. Desta forma, Elias Borges dirigiu o time na competição. A permanência de Elias ainda não foi definida. “Não sabemos. Devemos definir até o dia 15 de janeiro”, disse Ederlane Amorim, presidente do clube, em rápida conversa com o Bahia Notícias.
O Vitória da Conquista estreia no Campeonato Baiano contra o Doce Mel, no dia 18 de fevereiro, um domingo, no Estádio Lomanto Júnior.

Devido à presença de doenças pulmonares preexistentes, o prefeito evoluiu com complicações decorrentes da doença.
Após ser diagnosticado com Covid 19 no dia (07), o prefeito Herzem Gusmão seguiu em tratamento domiciliar nos primeiros dias da doença, respondendo bem ao tratamento. No dia 18, foi indicada a necessidade de internação em unidade hospitalar. Devido à presença de doenças pulmonares preexistentes, o prefeito evoluiu com complicações decorrentes da doença. O prefeito segue, no início da noite deste sábado (26), em transporte aéreo para o Hospital Sírio Libanês, onde dará início ao tratamento de reabilitação pulmonar. // Secom-PMVC.

Foi identificada como Gerusia de Jesus Santos, de 32 anos, a vítima fatal da batida entre dois veículos no km 729 da BR-116, na altura do povoado da Boa Vista, próximo ao Entroncamento de Boa Nova, no início da tarde deste sábado (26). No acidente um homem ficou gravemente ferido e foi socorrido por uma ambulância da ViaBahia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a ocorrência.
O grave acidente de trânsito ocorreu na manhã deste sábado (26) no KM 730 da BR-116, trecho do município de Boa Nova. A redação do Penachinho News conseguiu apurar que o acidente envolveu dois veículos nas proximidades da estrada que dá acesso a comunidade da Boa Vista. De acordo com informações fornecidas pela PRF, o condutor do Fiat Uno ao cruzar a pista sem os cuidados necessários, colidiu frontalmente com uma Amarok. Resultando uma vítima fatal. Uma vítima leve e um passageiro da Amarok, encaminhado ao Hospital Regional de Vitoria da Conquista. // Blog do Jeferson Almeida e Penachinho News.

Uma batida entre dois carros no início da tarde deste sábado (26) deixou uma mulher morta no km 729 da BR-116, na altura do povoado da Boa Vista, próximo ao Entroncamento de Boa Nova. Conforme apurou o Blog do Jeferson Almeida, no grave acidente outras pessoas ficaram feridas e foram socorridas por equipes da ViaBahia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local registrando a ocorrência. O nome da vítima fatal ainda não foi informado. // Blog do Jeferson Almeida.

Os corpos das cinco vítimas do acidente na BR-135, em Montes Claros, foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) no fim da manhã deste sábado (26). As vítimas moravam em Itapecerica da Serra (SP), mas eram da Bahia. De acordo com o IML, os corpos foram levados para Vitória da Conquista (BA), onde serão sepultados.
CLIQUE AQUI, para assistir a reportagem.
O acidente foi na manhã dessa sexta-feira (25) e o carro onde a família viajava invadiu a contramão e bateu de frente com um caminhão. Os cinco ocupantes morreram no local, quatro foram arremessados e um homem ficou preso às ferragens. Inicialmente, a polícia informou que as cinco pessoas eram de uma mesma família, mas parentes esclareceram que uma das vítimas era, na verdade, vizinho do grupo, considerado como um membro da família.
As outras vítimas são um casal e dois filhos. Familiares disseram também que elas viajavam para passar o Ano Novo em Vitória da Conquista. Segundo a polícia, as vítimas são: Vanete Ramos da Cunha, 38 anos; Vinícius Ramos Cunha, 19 anos; Adelvaldo de Jesus Souza, 37 anos; Gilvan Brito Silva, 32 anos; Maria Eduarda Ramos Souza, 11 anos. // G1 Minas Gerais.

Um homem de 34 anos morreu afogado na praia de Águas de Olivença, condomínio ao sul de Ilhéus. A vítima era do estado de Goiás e estava na cidade baiana em viagem. O turista foi identificado como Wesley Freitas Moraes. Ele se afogou no final da tarde de quinta-feira (24). Ele chegou a ser socorrido por outros banhistas que também estavam no local, mas não resistiu. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou no local, a vítima já estava sem vida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para fazer a retirada do corpo, que foi levado para o estado goiano. Não há detalhes sobre o sepultamento. // G1 Bahia.

Na manhã desta sexta-feira (25), guarnições da 43ª CIPM/Itamaraju deslocaram-se para averiguar a denúncia de disparos de arma de fogo efetuados em via pública, nas redondezas da Rua Pernambuco, no bairro de Fátima. As guarnições incursionavam na localidade, quando avistaram um indivíduo correndo e embrenhando-se no matagal que fica nas imediações.
Durante o cerco, houve confronto entre o indivíduo, conhecido no mundo crime como “Sassá”, e os policiais militares, o qual veio a ser alvejado e foi socorrido ao Hospital Municipal de Itamaraju, mas acabou vindo a óbito. O indivíduo foi identificado como Sávio Vieira do Amaral, vulgo “Sassá” que tem vasta ficha criminal.
Segundo informações o indivíduo estava em condicional e respondia pelo crime de homicídio, foi constatado que a tornozeleira eletrônica que o mesmo possuía foi arrancada, Sassá é acusado de ter participado de vários crimes no município de Itamaraju, alguns acontecido nos últimos dias. Na ocorrência, foi apreendido com o resistente o seguinte material: 01 revólver, calibre 38, com 6 estojos de munições deflagradas de igual calibre, 01 bucha de maconha e 03 (três) pinos de cocaína. O Comando da 43ª CIPM instaurará um inquérito policial militar para apurar a morte decorrente da oposição à Intervenção policial, que será encaminhado ao Ministério Público. // Bahia Extremosul, com imagens da 43ª CIPM e do blog Cocobongo.

Dernivaldo Rocha Santana, de 47 anos, que havia dado entrada na UPA 24h em Poções no último dia 24, vítima de agressão física no bairro Primavera, morreu na madrugada deste sábado (26), conforme apurou o Blog do Jeferson Almeida. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar na Unidade de Pronto Atendimento. Ainda não é possível saber o motivo da agressão. O corpo de Dernivaldo será removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista. O caso será investigado pela Polícia Civil do município.

26/12 – Boletim epidemiológico: 13.954 casos confirmados; 1.027 seguem em recuperação. Boletim Coronavirus: Até este sábado (26), a Secretaria Municipal de Saúde registrou 13.954 casos confirmados da Covid-19 em Conquista. Desse total, 12.707 estão recuperados e outros 1.027 pacientes sintomáticos ainda seguem em recuperação – 31 deles estão internados e 996 em tratamento domiciliar. São investigados, ainda, 5.734 casos notificados com suspeita de infecção pela Covid-19 que aguardam por classificação final, dos quais: 5.299 esperam pela investigação laboratorial e 435 pelo resultado do exame RT-PCR – as amostras são encaminhadas para análise no Lacen Estadual. Foram confirmados, ainda neste sábado (26), os óbitos de dois pacientes por complicações decorrentes da doença.
219º óbito – Homem de 66 anos, morador do bairro Nossa Senhora Aparecida, portador de Doença Cardiovascular Crônica e Diabetes Melito. O óbito, que ocorreu no dia 15 de dezembro, estava em investigação e aguardava o resultado do exame RT-PCR que apresentou detectável para Covid.
220º óbito – Mulher de 88 anos, morador do bairro Alto Maron, portadora de Hipertensão e Alzheimer. Foi internada no dia 20 de dezembro no Hospital São Vicente, quando veio a óbito.
cupação de Leitos – Atualmente, a rede hospitalar do SUS no município disponibiliza 153 leitos (70 de UTI e 83 enfermarias) para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pela Covid-19. Hoje, 101 pacientes estão internados nos leitos disponíveis – são residentes de Vitória da Conquista e dos seguintes municípios da macrorregião: